DEQ, incoterm DEQ, termo DEQ, cláusula DEQ

Os Incoterms FAS, FOB, CFR, CIF, DES e DEQ devem ser utilizados exclusivamente para o transporte marítimo tradicional (mercadorias levantadas a bordo). Para contentores, multimodal e carga geral, utilize os Incoterms EXW, FCA, CPT, CIP, DAF, DDU e DDP.

(http://corp.millenniumbcp.pt/pt/public/InformacaoeGestao/ComercioExterno/Pages/Incoterms2000.aspx)

Da mesma forma, o Incoterm DEQ - Delivered Ex Quay (Entrega no Cais), que implica a entrega da mercadoria pelo vendedor no cais do porto de destino, sendo, portanto, o vendedor responsável pelo transporte até ao porto de destino, agora estabelece que o desembaraço de importação é responsabilidade do comprador. A ideia é facilitar as coisas, de modo [a] que cada parte cuide do desembaraço [no] seu respectivo país.

(http://www.fertimport.com.br/conteudo_noticia.asp?cd_noticia=548)

Tradicionalmente, o vendedor tinha a obrigação de desalfandegar as mercadorias na importação, no termo DEQ, desde que as mercadorias tivessem sido descarregadas no cais, significando, com isso, terem sido levadas para o país de importação. Mas, devido a alterações nos procedimentos aduaneiros na maior parte dos Países, é agora mais adequado que a parte domiciliada no País em causa tome a seu cargo o desalfandegamento e pague os direitos e outros encargos.

(http://portal.iefp.pt/xeobd/attachfileu.jsp?look_parentBoui=25839251&att_display=n&att_download=y)

A cláusula DEQ exige que o comprador realize o desembaraço aduaneiro para a importação e [que] pague todas as formalidades - direitos, impostos e outras despesas - sobre a importação.

(http://www.cursoexemplo.com.br/st/images/stories/aula_3_-_estudo_dos_incoterms.pdf)