Se Perguntarem por Mim, Não Estou,  
Mário de Carvalho

Editorial Caminho
1999, 304 pp.
ISBN: 972-21-1260-0


Se Perguntarem por Mim, Não Estou seguido de Haja Harmonia, duas peças de teatro de Mário de Carvalho reunidas em livro nesta segunda edição. A confrontação dos medos, os anseios e a vida de cada um de nós são postos em evidência ao longo de toda a obra num tom frequentemente irónico e humorístico.

Na primeira peça a presença não materializada de um tigre que anda à solta num prédio desperta o pânico dos moradores, que tentam a todo o custo resolver a situação. Os traços psicológicos, caracterizadores de cada uma das personagens, conduzem-nos à construção de uma crítica à sociedade do pós-25 de Abril, onde são questionados valores e princípios morais.

A segunda gira em torno da história de três prisioneiros isolados do mundo exterior, egoístas e preocupados com as suas vidas, e de um director da prisão decidido a desvendar, em vão, os mistérios que se vão instalando.

Mário de Carvalho nasceu em Lisboa, em 1944, e é formado em Direito pela Universidade de Lisboa, tendo iniciado durante o curso uma intensa actividade política. Advogado e jornalista, estreou-se como escritor no volume antológico Mar (1981), publicando no ano seguinte o primeiro livro, Contos da Sétima Esfera. Seguiram-se muitos outros, entre os quais diversos guiões, diálogos e adaptações para televisão.


Esta secção tem a colaboração de
«BULHOSA  LIVREIROS»
bulhosa.liv@mail.telepac.pt
© Instituto Camões, 2005