Tudo se torna muito mais compreensível quando a linguagem e os termos médicos são substituídos por reflexões e pensamentos do próprio profissional da ciência. Este é também o objectivo do autor de Sobre a Mão e Outros Ensaios, que procura, por meio de uma linguagem simples, «tratar das ciências naturais, das ciências sociais, da história, da filosofia e até das artes, em todas as suas formas de expressão, de uma forma aberta, mas não superficial».
Este conjunto de ensaios de João Lobo Antunes descreve a situação actual da ciência médica, cativante e atraente, mas sempre tão imperfeita e inacabada. É talvez para fazer face a essa lacuna que o autor questiona a velhice, a morte, os malefícios do tabaco, a vida do médico, os conflitos éticos e profissionais, a conduta moral, a ciência e a sociedade. São «reflexões», como defende Lobo Antunes, e ensaios, entendidos aqui como «um modo de falar com o leitor, uma espécie de carta pública».
João Lobo Antunes é formado em Medicina desde 1967. É professor Catedrático de Neurocirurgia da Faculdade de Medicina de Lisboa, autor de numerosos artigos científicos e editor de várias obras na área das Neurociências. Publicou três livros de ensaios: Um Modo de Ser (1996), Numa Cidade Feliz (1999) e Memória de Nova Iorque e Outros Ensaios (2002).