A Galinha que Cantava Ópera,
Luísa Costa Gomes (textos)
Pierre Pratt (ilustrações)
Publicações Dom Quixote
2005, 28 pp.
ISBN: 972-20-3044-2
Divertidas, aventurosas, versadas e rimadas, as pequenas histórias de animais escritas por Luísa Costa Gomes e ilustradas pelo canadiano Pierre Pratt farão, decerto, as delícias de pequenos e grandes leitores.
Em vez das morais tradicionais mostram, estas, pontos de vista originais: o do mocho que não piava mas pensava, o da galinha soprano que, noutra margem do oceano, se viu sem amo nem destino, o do pato Fernando que vivia entoando os anúncios da televisão, o da formiga desconhecida a quem perguntamos quem é, mas com educação, o da cegonha tristonha que se queixava de nada e acabou desasada ou o da cobra enrolada que não começava nem terminava.
Luísa Costa Gomes nasceu em Lisboa, em 1954, licenciou-se em Filosofia e foi professora no ensino secundário. Iniciou-se como escritora com a publicação de 13 Contos de Sobressalto, em 1982, e daí em diante continuou a publicar contos, romances e teatro. É também cronista e tradutora e responsável pela edição da revista Ficções.
Nascido nos arredores de Montreal, em 1962, Pierre Pratt recebeu inúmeros prémios pelos seus desenhos de cores fortes e brilhantes, entre os quais se conta o primeiro prémio de Ilustrador do Ano da UNICEF, na Feira do Livro Infantil de Bolonha (1992), o prémio Pomme d’Or, atribuído em Bratislava, e vários prémios do Governador Geral do Canadá, na categoria de literatura infantil.