O Brincador,  
Texto de
Álvaro Magalhães
Ilustrações de José de Guimarães

ASA Editores, S.A.
2005, 64 pp.
ISBN: 972-41-4448-8
www.asa.pt


«Quando for grande, não quero ser médico, engenheiro ou professor. Não quero trabalhar de manhã à noite, seja no que for. Quero brincar de manhã à noite, seja com o que for. Quando for grande, quero ser um brincador.»

Assim se apresenta o escritor Álvaro Magalhães, que aos 25 anos de vida literária juntou a poemas inéditos alguns dos seus melhores antigos, ilustrou-os com desenhos de José de Guimarães e publicou-os em edição comemorativa da ASA. A mesma editora deu à estampa a série de aventuras Triângulo Jota e outros tantos dos seus escritos para crianças e jovens em vários géneros, do conto ao texto dramático.

Álvaro Magalhães nasceu no Porto, em 1951. Começou por publicar poesia no início dos anos 80 e, em 1982, publicou História com muitas Letras – o primeiro livro para crianças. Desde então construiu uma obra singular e diversificada, com mais de três dezenas de títulos entre os quais se encontra poesia, teatro, crónicas e traduções.

Nas suas obras para a infância reina a força do imaginário e da palavra, a medida mágica da existência e o sonho como «factores de modelação do ser».

Foi várias vezes premiado pela Associação Portuguesa de Escritores e pelo Ministério da Cultura. Em 2001 o livro Hipopóptimos – Uma História de Amor foi seleccionado para integrar o Projecto BARFIE (Books and Reading For Intercultural Education), que visa a construção de uma biblioteca europeia de obras de reconhecida importância para a promoção da educação intercultural. O mesmo livro foi distinguido com o Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens de 2002.


Esta secção tem a colaboração de
«BULHOSA  LIVREIROS»
bulhosa.liv@mail.telepac.pt
© Instituto Camões, 2006