Por lo impossible andamos
A Ópera como Teatro
De Gil Vicente a Stockhausen
Mário Vieira de Carvalho

AMBAR - Ideias no Papel, S.A.
2005, 288 pp.
ISBN: 972-43-1036-1


Actual Secretário de Estado da Cultura, Mário Vieira de Carvalho é professor e investigador, especialista nas temáticas da Sociologia da Música, da Ópera – «a música feita teatro» –, da Música Contemporânea, da Música e da Literatura, de Estudos do século XVIII, Wagner, Luigi Nono e Música Portuguesa dos séculos XVIII a XX.

Docente de Sociologia da Música na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e professor convidado de várias universidades estrangeiras, Director do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical e crítico musical entre 1967 e 1990, é do ponto de vista do Teatro que o musicólogo aborda a Ópera, «porque nela a música é acima de tudo gesto teatral».

Não espanta, por isso, a apropriação do mote de Gil Vicente, «Por lo impossible andamos», para antetítulo desta recente colectânea de ensaios e outros textos, alguns dos quais inéditos, mas, na maioria dos casos, dispersos por revistas e edições colectivas publicadas ao longo dos últimos 25 anos.


Esta secção tem a colaboração de
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