EVA
Germano Almeida

Editorial Caminho
2006, 276 pp.
ISBN: 972-21-1789-0


«Uma mulher e três homens constituem o núcleo duro deste novo romance de Germano Almeida. A história arranca nos anos 60, em Lisboa, transfere-se para Cabo Verde após a independência e termina em Lisboa numa longa investigação às origens. (…) O que move estes homens sabemos – a paixão por Eva, a busca tenaz e persistente que cada um deles desenvolve para a fechar na sua própria teia. Mas qual o motor que faz mover Eva? Isso, em última instância, não saberemos nunca. Não o sabe o próprio autor, que nos dá neste livro um dos mais fascinantes personagens da sua já longa e bem povoada galeria de retratos.»

Os itinerários do livro, esses sim, são bem conhecidos pelo autor que nasceu na ilha da Boavista, Cabo Verde, em 1945, aos 18 anos veio para Lisboa, onde estudou Direito, e que hoje vive na ilha de São Vicente, onde exerce a profissão de advogado.

Paralelamente, escreve livros, tendo mais de uma dezena de títulos publicados, entre eles o conhecido O Testamento do Sr. Napumoceno da Silva Araújo (1991), adaptado para cinema por Francisco Manso (1996). É também co-fundador da revista Ponto & Vírgula, do jornal Aguaviva, de que é co-proprietário e director, e da Ilhéu Editora, além de colaborador do jornal Público.


Esta secção tem a colaboração de
«BULHOSA  LIVREIROS»
bulhosa.liv@mail.telepac.pt
© Instituto Camões, 2006