Um Herói Português: Henrique Paiva Couceiro - Vasco Pulido Valente

Um Herói Português: Henrique Paiva Couceiro
Vasco Pulido Valente

Alêtheia Editores
2006, 162 pp.
ISBN: 989-622-041-7

www.aletheia.pt

«Este livro – com uma biografia de João Franco e uma de Marcelo Caetano - devia fazer parte de um retrato da direita portuguesa do fim do século XIX até ao fim da ditadura em 1974». É desta forma que o autor, Vasco Pulido Valente, contextualiza a biografia de 150 páginas intitulada Um Herói Português: Henrique Paiva Couceiro.

Pulido Valente insere neste percurso biográfico o retrato de um homem «guerreiro e monge», «herói e político» e relata as suas aventuras e desventuras em África, o mérito e aptidões militares e o envolvimento nas campanhas de ocupação territorial do Ultramar. O autor encara ainda Henrique Paiva Couceiro como um inspirador das chamadas «incursões monárquicas» contra a República em 1911 e 1919. A dedicação monárquica conduziu-o diversas vezes ao exílio, antes e depois da instituição do Estado Novo.

Vasco Pulido Valente é licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e doutorado em História pela Universidade de Oxford. Entre as principais obras publicadas sobressaem O Poder e o Povo, Os Devoristas, Os Militares e a Política, Marcello Caetano: As desventuras da Razão e Glória. Actualmente é Investigador e Coordenador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e colunista do jornal Público.


Esta secção tem a colaboração de
«BULHOSA  LIVREIROS»
bulhosa.liv@mail.telepac.pt
© Instituto Camões, 2006