O Código D'Avintes - Vários Autores
O Tempo dos Espelhos
Júlio Machado Vaz

Texto Editores
2006, 159 pp.
ISBN: 972-47-3110-3

www.te.pt

O Tempo dos Espelhos é a obra mais recente de Júlio Machado Vaz. Há dois anos, diante de um problema de saúde grave, entretanto superado, o autor quis deixar um relato em jeito de «autobiografia». Para tal, refugia-se em Cantelães para contar a história da sua vida e da sua família: o avô, Bernardino Machado, por duas vezes Presidente da República; o pai, o Professor Machado Vaz, também médico; a mãe, a cançonetista Maria Clara; os filhos e os netos.

«Se não recordo o anticlímax do meu nascimento, a primeira memória segura é “prima” dele – vejo-me empoleirado numa cadeira da casa de Anselmo Braamcamp, telefonando ao velho, que ainda não regressara do consultório. Eu exigira a minha Mãe um irmão para brincar e ela, farta de me ouvir, delegara responsabilidades, “pede ao Pai”. Seria apenas cansaço? Ou aproveitava para lançar balão de ensaio disfarçado de capricho de criança? Se era o caso, o balão esvaziou-se com a minha esperança, ele foi agreste: “Gastou o dinheiro de uma chamada para isso?” E desligou. Ela não disse nada. Pedi explicações à sempre disponível Avó, estaria destinado a permanecer filho único? Estava. Na mais cúmplice clandestinidade, contou história de horror, comigo no papel de mau da fita. Nascera com quase cinco quilos e minha Mãe passara um mau bocado em parto caseiro. E ele jurara que se a mulher sobrevivesse nunca mais tal cena de suspense passaria no cinema lá de casa. Jurou e cumpriu. Dezenas de anos depois, minha Mãe acrescentava outra razão, menos romântica: “Sabes, filho, havia pouco dinheiro e eu passava muito tempo fora.»

Uma obra escrita ao ritmo dos pensamentos e sentimentos, do medo da doença e da morte, das angústias e das dúvidas, mas também das lembranças e das memórias – o «tempo» e a vida ao espelho.

O autor nasceu no Porto em 1949. É psiquiatra, vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica e regente da disciplina de Antropologia Médica no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. Publicou, entre outros, O Sexo dos Anjos, O Fio Invisível e Conversas no Papel. Actualmente apresenta a rubrica O Amor é…, na Antena 1 e, na RTP 2, o programa Estes Difíceis Amores.


Esta secção tem a colaboração de
«BULHOSA  LIVREIROS»
bulhosa.liv@mail.telepac.pt
© Instituto Camões, 2006