D. Miguel e o fim da Guerra Civil
D. Miguel e o fim da Guerra Civil
Testemunhos
Vários Autores
Introdução de António Ventura

Caleidoscópio / Centro de História da Universidade de Lisboa
2006, 160 pp.
ISBN: 989-8010-12-6

www.caleidoscopio.pt


Os três últimos meses da Guerra Civil de 1832-1834 são aqui relembrados através de três testemunhos da época com visões distintas, mas complementares, sobre este período tão conturbado em Portugal e na Europa. O livro descreve a internacionalização do conflito, a luta travada em Portugal entre liberais e miguelistas, e a que se desenhava em Espanha, opondo os partidários do Infante D. Carlos Maria Isidro e os de sua cunhada, a rainha viúva Maria Cristina e de sua filha, a futura Isabel II.

O primeiro texto pertence a uma obra que foi publicada em Cádis em 1835 e descreve a intervenção em Portugal das tropas espanholas em apoio aos liberais e com o objectivo de capturarem o Infante D. Carlos de Espanha.

O autor do segundo texto é o testemunho do carlista Auget de St. Sylvan, barão de los Valles, que cumpriu missões arriscadas em Portugal.

O terceiro texto é o diário que D. Francisco Alexandre Lobo, Bispo de Viseu escreveu desde o momento em que saiu da sua diocese, perante a ameaça dos liberais que se aproximavam da cidade, até à chegada ao exílio em Inglaterra.

Introdução de António Ventura.

António Ventura nasceu em Portalegre em 1953. Professor associado com agregação, de nomeação definitiva, do departamento de História da Faculdade de Letras de Lisboa. Director do Centro de Estudos José Régio e do seu boletim, de A Cidade, revista cultural de Portalegre e da revista da Faculdade de Letras de Lisboa. Director do Centro de História da Universidade de Lisboa. Da sua bibliografia destacam-se: O Imaginário Seareiro – Ilustradores e Ilustrações da Revista «Seara Nova» (1990); José Régio – Correspondência (1994); A Carbonária em Portugal (1999); Memórias da Resistência – Literatura Auto-Biográfica da Resistência ao Estado Novo (2001); Estudos de História e de Cultura Contemporâneas de Portugal (2004).


Esta secção tem a colaboração de
«BULHOSA  LIVREIROS»
bulhosa.liv@mail.telepac.pt
© Instituto Camões, 2006