O Remorso de Baltazar Serapião
O Remorso de Baltazar Serapião
valter hugo mãe

QuidNovi
2006, 190 pp.
ISBN: 972-8998-10-4

www.quidnovi.com


Intriga, bruxaria, possessão, violência doméstica, remorso, amor – temas presentes na última obra de Valter Hugo Mãe, que retrata uma Idade Média «brutal e miserável» e recria poeticamente a língua arcaica e rude do povo.
Na obra conhecemos Baltazar Serapião, o protagonista deste romance, e Ermesinda, que habitam um espaço e percorrem um tempo em que a vaca, animal de estimação, tem os mesmos direitos e deveres que a mulher.
Ao longo do livro cruzamo-nos com senhores feudais, observamos ambientes hostis de lutas contínuas pela sobrevivência, assistimos a casamentos feitos e desfeitos, a ódios e amores, remorsos e rancores.

Valter Hugo Mãe nasceu em Angola em 1971. É licenciado em Direito e pós-graduado em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea. É autor dos livros de poesia: livro de maldições (2006); o resto da minha alegria seguido de a remoção das almas e útero (2003); a cobrição das filhas (2001); estou escondido na cor amarga do fim da tarde e três minutos antes de a maré encher (2000); egon schiele auto-retrato de dupla encarnação (Prémio de Poesia Almeida Garrett) e entorno a casa sobre a cabeça (1999); o sol pôs-se calmo sem me acordar (1997); e silencioso corpo de fuga (1996). Escreveu ainda o romance o nosso reino (2004). Actualmente dirige a nova editora Objecto Cardíaco, com sede em Vila do Conde.


Esta secção tem a colaboração de
«BULHOSA  LIVREIROS»
bulhosa.liv@mail.telepac.pt
© Instituto Camões, 2006