Oficina do Livro
2006, 246 pp.
ISBN: 989-555-218-1
www.oficinadolivro.pt
Gonçalo Cadilhe reúne em A Lua Pode Esperar as suas «viagens pelos quatro cantos da terra», «pela Patagónia abaixo, pela Indonésia acima, pelas ilhas do Pacífico e do Índico, pelos mares da Tasmânia ou das Caraíbas, pelas cidades dos Andes, da Europa e de África…».
Para lá das experiências de viagens, estão as paisagens, as pessoas e as populações, os costumes, as tradições, a história de um povo ou de uma civilização, os episódios curiosos, o dia-a-dia. «Para escrever este livro precisei de percorrer durante quinze anos centenas de milhares de quilómetros. Nunca saberei exactamente quantos. Andei a escrever o livro aos pedacinhos, ao longo de todos estes anos e estes quilómetros, pelos mais diversos sítios do planeta», sublinha o jornalista.
O livro é um convite à viagem, ao sonho e à descoberta, de forma a «pôr o leitor a viajar» e «escrever, incitar o leitor a desejar fazer o mesmo que eu fiz, ou melhor».
Gonçalo Cadilhe nasceu na Figueira da Foz em 1968, onde reside habitualmente. Iniciou a actividade de jornalista independente na Grande Reportagem, colaborando actualmente com o Expresso, com crónicas informativas e sugestivas. É ainda autor de Planisfério Pessoal, editado em 2005.