A Ilha de Arcangel
A Ilha de Arcangel
Nuno de Figueiredo

Casa das Letras / Editorial Notícias
2006, 186 pp.
ISBN: 972-46-1675-4



A Ilha de Arcangel é a história de uma paixão que subsiste para além da perda do ser amado. Uma viagem introspectiva sobre o valor do amor e dos afectos. Sobre a morte e sobre a loucura. Sobre a força do desvario e da imaginação. Num labirinto de recordações confunde-se presente com passado na esperança vã do retrocesso.

«E depois, Arcangel, se ao menos tivesses tido o bom senso de envelhecer comigo, se ao menos me aparecesses agora com o cabelo grisalho, algumas rugas nas faces, os olhos mais encovados e a cintura menos esguia. Mas não, regressas como dantes, anulas estes anos todos e prossegues, perfeita, bela, tão sedutora e jovem como na hora que morreste. Como posso suportar, Arcangel, como vou suportar?»

Nuno de Figueiredo nasceu em Coimbra, onde reside e trabalha. É licenciado pelo Instituto Superior Técnico. Publicou em 1985 o seu primeiro livro de poemas, O Desencanto em Canto e, em 2002, o seu último romance, Os Sinos de São Bartolomeu, tendo voltado à poesia em 2003 com A Única Estação. Escreve para jornais e revistas literárias e está representado em diversas antologias. A Ilha de Arcangel foi distinguido em 2005 com o prémio Vasco Branco.


Esta secção tem a colaboração de
«BULHOSA  LIVREIROS»
bulhosa.liv@mail.telepac.pt
© Instituto Camões, 2006