Editorial Caminho
2006, 144 pp.
ISBN: 972-21-1815-3
www.editorial-caminho.pt
«Kinaxixi Kiami» e «Estória de família (Dona Antónia de Sousa Neto)», as duas novelas que integram este livro, retratam os últimos anos do colonialismo em Angola, as vicissitudes e os modos de pensar e agir de pessoas que viveram um tempo e um período conturbado da história da humanidade.
«Nem tive raiva, dó, tristeza lembrei o caderno do Candinho, capa de menino e menina no baloiço da vida, caligrafia purada dele. Os versos. Era poeta, morreu cedo. Escrevera e o caderno está comigo, recordação que dona Donana me deu, fins de óbito. Lá se pode ler o que no Baiólinda também estava escrito: Quem teve a grande desgraça/De só aprender a ler/Nunca sabe o que se passa/Sabe só o que se escrever.»
José Luandino Vieira nasceu a 4 de Maio de 1935 em Portugal, mas é cidadão angolano por opção própria, tendo participado no movimento de libertação nacional e contribuição no nascimento da República Popular de Angola. Passou toda a infância e juventude em Luanda onde frequentou e terminou o ensino secundário. Escreveu a maioria das suas obras nas diversas prisões por onde passou.
Foi membro fundador da União dos Escritores Angolanos.