O Olho de Vidro
O Olho de Vidro
Camilo Castelo Branco

Esfera do Caos Editores, Lda.
2006, 194 pp.
ISBN: 989-8025-06-9

esfera.do.caos@netvisao.pt


Reedição desta novela de Camilo Castelo Branco, publicada pela primeira vez em 1866. Aqui contam-se as histórias de Brás Luís, de António de Sá, do velho da ermida, de médicos e de poetas, de angústias e segredos, de credos e religiões.

«Este olho de esmalte era imóvel: bastava encarar na cara do médico para logo se conhecer que a órbita direita estava envidraçada. Daí seguiu-se chamarem-lhe o doutor Olho de Vidro, alcunha que lhe ficou até à morte, e longos anos depois serviu de celebrar-lhe a memória, a magnitude dos talentos médicos e os seus não menores infortúnios».

Camilo Castelo Branco (1825-1890) nasceu em Lisboa no dia 16 de Março. Frequentou a sociedade portuense e dedicou-se ao jornalismo. Distinguiu-se com várias obras e foi um dos maiores escritores portugueses do século XIX. O Marquês de Torres Novas, Inspirações, Anátema, Mistérios de Lisboa, Livro Negro de Padre Dinis, A Filha do Arcediago, Onde está a felicidade?, O Que fazem Mulheres, Cenas da Foz, O Romance de um Homem Rico, Amor de Perdição, A Queda dum Anjo, O Judeu, A Mulher Fatal, O Regicida, A Filha do Regicida, A Corja e A Brasileira de Prazins constituem algumas das obras que o notabilizaram.


Esta secção tem a colaboração de
«BULHOSA  LIVREIROS»
bulhosa.liv@mail.telepac.pt
© Instituto Camões, 2006