-Mariana Alcoforado - Formação de um Mito Cultural
Mariana Alcoforado - Formação de um Mito Cultural
Anna Klobucka
Tradução de Manuela Rocha

Imprensa Nacional - Casa da Moeda
2006, 204 pp.
ISBN: 972-27-1478-3

www.incm.pt



O ensaio, publicado originariamente em inglês, nos Estados Unidos, procura estudar o mito cultural em torno da figura da Soror Mariana Alcoforado, a quem são atribuídas as cinco cartas de amor publicadas em Paris, em 1669, sob o título de Lettres Portugaises.

Mariana Alcoforado nasceu em Beja em 1640 e com onze anos é obrigada a entrar para um convento, a fim de ficar a salvo do brutal conflito provocado pela guerra com Espanha. Impotente face à decisão do pai, submete-se, mas anseia pelo dia em que poderá alcançar novamente a liberdade. Da janela do Convento de Nossa Senhora da Conceição, em Beja, o olhar da freira cruza-se com o do marquês de Chamilly, acabado de chegar à cidade, e surge a paixão entre eles.

As cartas, endereçadas a Chamilly, futuro marechal de França, surgem na consequência do escândalo da notícia dessa relação, que se difunde rapidamente. Quando o marquês regressa a França, Mariana, destruída, escreve-lhe, sem resposta, cartas extraordinariamente belas e apaixonadas. Mariana Alcoforado faleceu em Beja em 1723 e transformou-se, nas palavras de Anna Klobucka, numa «figura mítica de corpo inteiro, representativa da feminilidade portuguesa, quando não mesmo da nossa identidade nacional e um elemento importante do cânone lusitano».


Esta secção tem a colaboração de
«BULHOSA  LIVREIROS»
bulhosa.liv@mail.telepac.pt
© Instituto Camões, 2006