A Pirata
A Pirata
A história aventurosa de Mary Read, pirata das Caraíbas
Luísa Costa Gomes

Publicações Dom Quixote
2006, 216 pp.
ISBN: 972-20-3195-0

www.dquixote.pt


Luísa Costa Gomes reaviva a história de Mary Read, a mulher-pirata. A obra é uma biografia ficcionada dividida em quatro partes – como Mary Read se tornou no seu irmão, como Mary Read se tornou soldado nos Países Baixos, como Mary Read se tornou pirata nas Caraíbas e Mary Read – cada uma delas com vários capítulos.

Ao longo do livro é relatada a vida aventurosa da pirata nascida em Londres nos finais do século XVII e educada como um rapaz. Mary Read alistou-se ainda muito jovem no exército da rainha Ana, partiu para a guerra da Flandres, onde se distinguiu, como soldado, pela coragem e pela disciplina, fez parte da tripulação de uma nau de piratas e foi para a prisão, onde acabou por morrer ao dar à luz em Abril de 1721. Pelo meio narram-se episódios hilariantes de uma das poucas mulheres-pirata de que há memória.

Luísa Costa Gomes nasceu em Lisboa, em 1954. Publicou romances, contos e peças de teatro, entre os quais Nunca Nada de Ninguém, o libreto da ópera Corvo Branco e O Último a Rir. Fez traduções de Tchekov, Duras, Jerome K. Jerome e outros. O seu primeiro romance, O Pequeno Mundo, ganhou o Prémio Dom Dinis da Casa de Mateus e Olhos Verdes, o Prémio Máxima de Literatura. A colecção de contos, Contos Outra Vez, ganhou o Grande Prémio de Conto da Associação Portuguesa de Escritores. Dirige Ficções, revista dedicada à divulgação do conto, quer de autores estrangeiros quer de portugueses.


Esta secção tem a colaboração de
«BULHOSA  LIVREIROS»
bulhosa.liv@mail.telepac.pt
© Instituto Camões, 2006