Publicações Dom Quixote
2006, 216 pp.
ISBN: 972-20-3195-0
www.dquixote.pt
Luísa Costa Gomes reaviva a história de Mary Read, a mulher-pirata. A obra é uma biografia ficcionada dividida em quatro partes como Mary Read se tornou no seu irmão, como Mary Read se tornou soldado nos Países Baixos, como Mary Read se tornou pirata nas Caraíbas e Mary Read cada uma delas com vários capítulos.
Ao longo do livro é relatada a vida aventurosa da pirata nascida em Londres nos finais do século XVII e educada como um rapaz. Mary Read alistou-se ainda muito jovem no exército da rainha Ana, partiu para a guerra da Flandres, onde se distinguiu, como soldado, pela coragem e pela disciplina, fez parte da tripulação de uma nau de piratas e foi para a prisão, onde acabou por morrer ao dar à luz em Abril de 1721. Pelo meio narram-se episódios hilariantes de uma das poucas mulheres-pirata de que há memória.
Luísa Costa Gomes nasceu em Lisboa, em 1954. Publicou romances, contos e peças de teatro, entre os quais Nunca Nada de Ninguém, o libreto da ópera Corvo Branco e O Último a Rir. Fez traduções de Tchekov, Duras, Jerome K. Jerome e outros. O seu primeiro romance, O Pequeno Mundo, ganhou o Prémio Dom Dinis da Casa de Mateus e Olhos Verdes, o Prémio Máxima de Literatura. A colecção de contos, Contos Outra Vez, ganhou o Grande Prémio de Conto da Associação Portuguesa de Escritores. Dirige Ficções, revista dedicada à divulgação do conto, quer de autores estrangeiros quer de portugueses.