Edições Saída de Emergência
2006, 352 pp.
ISBN: 972-8839-69-7
www.sde.com.pt
Intriga, acção e suspense marcam este romance histórico em torno da figura de Albino Luciani, por todos conhecido como João Paulo I. A obra de Luís Miguel Rocha evidencia as circunstâncias estranhas, as conspirações e os segredos gerados pela morte do Papa.
«- Albino Luciani ficou mundialmente conhecido como João Paulo I ou, de um ponto de vista mais popular, o Papa do Sorriso. Já alguma vez ouviu falar dele? (…) Albino Luciani foi Papa durante trinta e três dias (…). Muito pouco tempo para uns, tempo demasiado para outros. A morte de João Paulo I está envolvida num grande mistério. A versão do Vaticano é a de um mero ataque cardíaco, mas há quem pense que foi homicídio».
Luís Miguel Rocha nasceu no Porto em 1976. Residiu em Viana do Castelo durante a infância e a adolescência. Actualmente, vive entre estas duas cidades e Londres. O Último Papa é o seu segundo romance, tendo já publicado Um País Encantado, um retrato de Portugal nos primeiros anos do Estado Novo. Traduziu cinco livros e dois contos já publicados.