Assírio & Alvim
2006, 352 pp.
ISBN: 972-37-1040-3
www.assirio.com
Miguel Esteves Cardoso revela-nos uma vez mais o sentido crítico mordaz e apurado que lhe é característico neste seu mais recente livro de crónicas. Análise à sociedade actual através de uma compilação de textos satíricos e humoristas que descrevem hábitos e costumes dos portugueses.
«Nunca é bom sinal começar a reparar nos passarinhos. Mas as andorinhas são um caso especial. Há ali uma identidade trocada qualquer; a tinta-da-china, que pareceu gatafunho a quem tinha tempo para perder com complicações de uma só cor: preto, branco e azul. E cada preto, cada branco e cada azul, claro ou escuro ou cinzento, conforme a andorinha no momento em que a vê e quando se diz, sempre muito antes de se ver. Faz o quê? Voa.
Voa apesar de tudo. E, apesar de tudo, voa».
O autor é jornalista, crítico e escritor. Foi director do semanário O Independente. Escreveu para as revistas Análise Social, Mundial e K. Colaborou regularmente no Diário de Notícias e n’O Independente com várias crónicas. Fez também traduções, argumentos cinematográficos e televisão, onde se destacou no programa A Noite da Má-Língua. A Causa das Coisas, Os Meus Problemas, As Minhas Aventuras na República Portuguesa, A Vida Inteira e Cemitério de Raparigas são algumas das suas obras publicadas. Actualmente colabora no jornal Expresso.