Assírio & Alvim
2006, 398 pp.
ISBN: 972-37-1151-6
www.assirio.com
A obra apresenta-nos uma selecção alargada dos dez livros de poesia publicados por António Osório entre 1972 e 2002, acrescentando-lhe três poemas dispersos, não datados e de origem desconhecida. O volume aborda temas como o amor e a morte, as artes e tradições, os clássicos e o real, acolhendo o prosaísmo do quotidiano.
A raiz afectuosa, A ignorância da morte, O lugar do amor, Décima aurora, Adão, Eva e o mais, Aforismos mágicos, Planetário e zoo dos homens, D. Quixote e os Touros, Crónica da Fortuna, Libertação da Peste e Dispersos constituem as obras publicadas ao longo destes 30 anos e que, em Casa das Sementes, dão nome aos seus capítulos.
A capa está ilustrada por um retrato do autor feito pelo pintor Mário Botas.
«Escrevem na rua: /juntam/ cuidadosamente/ palavras./ Pegam-lhes/ sílaba a sílaba,/ escolhem, unem,/ completam,/ tocam/ ao de leve por cima/ e continuam/ Com o maço/ e o suor/ assinam». (Os Calceteiros)
António Osório, poeta e advogado, nasceu em Setúbal em 1933. Director do Foro das Letras, revista da Associação Portuguesa de Escritores-Juristas, colabora regularmente com crónicas no Jornal de Letras. Tem livros publicados no Brasil, Espanha, França e Itália e está também traduzido em revistas para francês, inglês e catalão.