Centro de História da Universidade de Lisboa
2006, 544 pp.
ISBN: 972-99298-9-0
www.fl.ul.pt
Numa abordagem histórico-cultural, o livro foca aspectos particulares das nossas «imagens de marca» (padeira de Aljubarrota, Galo de Barcelos, Zé Povinho), símbolos que ajudam a definir a herança de um País.
A obra realça os grandes mitos culturais (sebastianismo, saudosismo, melancolia, lirismo), as imagens de marca artísticas (arte manuelina, arte do azulejo), a música popular (fado), a gastronomia (o «fiel amigo», o bacalhau, a doçaria, os vinhos de mesa mais típicos), os heróis e outros homens representativos em diversos domínios da vida nacional, desde as grandes figuras literárias, como Camões, Garrett, Pessoa, a vultos do passado ultramarino, a heróis populares, desde os que fizeram algo de extraordinário aos heróis dos estádios, do palco, da tela, ou da TV.
João Medina, professor catedrático de História na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa desde 1988, nasceu em Moçambique, em 1939. Colaborou como cronista no Diário de Lisboa, Diário Popular Diário de Notícias, Revista Seara Nova e actualmente é colunista no Jornal de Letras. É autor de uma extensa obra, distribuída pela historiografia, pelo ensaio literário e pelo romance.