D. Sebastião e o Vidente
D. Sebastião e o Vidente
Deana Barroqueiro

Porto Editora
2006, 640 pp.
ISBN: 972-0-04139-5

www.portoeditora.pt

deana barroqueiro.wsmcafe.com


Deana Barroqueiro apresenta-nos o seu mais recente romance histórico sobre as vidas de el-rei D. Sebastião, o rei mais desejado de toda a nossa história, e do leal fidalgote de Pedrógão Grande, Miguel Leitão de Andrada, conhecido como vidente e protegido de Nossa Senhora da Luz.

A história, construída a partir de uma rigorosa investigação de fontes históricas documentais portuguesas, espanholas, italianas, francesas e holandesas, é uma intriga de conspiração, mistério e revelação que envolve as duas personagens principais. D. Sebastião é retratado como um rei corajoso mas ingénuo, um adolescente com medos, anseios e complexos. Por sua vez, Miguel Leitão de Andrada surge como o leal escudeiro e confidente de D. Sebastião, que partilha com ele todas as vicissitudes e dificuldades.
O narrador faz um paralelismo entre o século XVI, retratando os usos e os costumes da época, e os nossos dias, através de imagens, paisagens, retratos humanos, dramas e angústias.

«El-rei, inclinado do cavalo e com a mão ainda a segurar a sua, viscosa e enlameada, falava-lhe num tom zombeteiro que a expressão séria dos olhos e da boca, com o lábio inferior um pouco descaído, parecia desmentir. Miguel, sem pinga de sangue, ajoelhou de chofre na vasa e procurou beijar-lhe o anel, mas o Desejado não lho consentiu, arrancando-o de golpe à prisão do fundo lodoso com uma força de braços fora do comum».

A autora nasceu nos Estados Unidos em 1945 e licenciou-se em Filologia Românica na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Dedica-se às áreas da literatura, do teatro e da escrita criativa.
Publicou sete romances históricos e dois livros de contos, os quais já se encontram traduzidos e editados em Espanha, em Itália e no Brasil.


Esta secção tem a colaboração de
«BULHOSA  LIVREIROS»
bulhosa.liv@mail.telepac.pt
© Instituto Camões, 2007