Texto Editores
2006, 294 pp.
ISBN: 972-47-3168-5 / 978-972-47-3168-1
www.textoeditores.com
O romance histórico descreve ficcionalmente a expedição à África Austral protagonizada por Serpa Pinto e pelos companheiros em 1877, recuperando factos e figuras da História de Portugal. O português, que percorreu mais de 5000 quilómetros a pé, tinha o sonho de marcar a posição portuguesa no continente africano numa altura em que também outros países europeus tinham ali fortes interesses económicos e políticos.
«Capelo falou num timbre de voz que Serpa Pinto desconhecia.
- Compreendo e respeito o seu ponto de vista, mas também não devo ignorar os riscos que acrescem com os interesses alheios...
- Interesses alheios sempre houve e sempre haverá! O Governo de sua Majestade depositou-nos confiança, entregou-nos rigorosas indicações. Não temos o direito de alterar itinerários. A expedição é composta por nós os três e foi essa a nossa palavra!
Serpa Pinto sentiu-se baralhado.
- Compreendo...
- Não estará o caro a correr atrás de uma empresa para impressionar a Europa? É uma ambição imperdoável!
As palavras de Capelo foram directas e dolorosas, como flechas certeiras cravadas na sua honra.
- Não se trata de impressionar ninguém! Trata-se de defender o que é nosso! Estamos a braços com uma Europa de olhos aguçados. A Bélgica quer tornar-se pioneira do grande movimento civilizador, a França também vai fazendo conjecturas, temos a Alemanha, a Inglaterra... E Portugal? Vamos entregar de mão beijada territórios onde há três séculos andamos a firmar padrões?»
Filipa Sousa nasceu em Lisboa, em 1971. Publicou Quero ser Feliz, Ricardina decide viver e Gavetas mal fechadas. Actualmente colabora como argumentista para ficção televisiva.