Editorial Presença
2007, 274 pp.
ISBN: 978-972-23-3680-2
www.editpresenca.pt
Nomes como Almeida Garrett, Camilo Castelo Branco, Eça de Queirós, Machado de Assis, Cesário Verde, Fernando Pessoa, Carlos Drummond de Andrade, Jorge de Sena, entre outros, são visitados e contextualizados por Helder Macedo nesta compilação de ensaios. Para além de explorar trinta escritores do período moderno, o autor faz ainda referência a importantes figuras portuguesas ligadas às artes plásticas, sempre numa perspectiva de leitor, como, aliás, refere na nota introdutória:
«Aprendi ao longo da minha carreira universitária que quanto mais complexa for a obra analisada mais simples tem de ser a linguagem da sua análise. (…) O que acima de tudo procuro fazer é partilhar com os potenciais leitores, como sempre quero com os estudantes que frequentam os meus cursos, o prazer e o proveito que tive e tenho em ler esses textos e autores, com o desejo de que os leiam com igual proveito e prazer.»
Helder Macedo nasceu em 1935 na África do Sul. É poeta, romancista, ensaísta e crítico literário. Licenciou-se em Literatura e História e doutorou-se em Letras na Universidade de Londres, onde leccionou desde 1971 no King’s College, tendo sido Professor Catedrático de Português e responsável pela Cátedra Camões durante largos anos.