Valsas nobres e sentimentais
Valsas nobres e sentimentais
Frederico Lourenço

Edições Cotovia
2007, 208 pp.
ISBN: 978-972-795-186-4

www.livroscotovia.pt



Valsas Nobres e Sentimentais compreende uma colectânea de crónicas já publicadas e vários textos inéditos sobre literatura (Camões, Sophia, Agustina Bessa-Luís, Thomas Mann, António Franco Alexandre), música (Mozart, Domenico Scarlatti, Maria Callas, Elisabeth Schwarzkopf) e cultura helénica e bizantina. A obra apresenta ainda pequenos esboços ficcionais e autobiográficos.

«Era Abril de 1984, eu tinha vinte anos. A minha grande paixão era a obra poética de Sophia, sobretudo Geografia e Dual. A releitura compulsiva dos poemas gregos desses livros metera-me duas ideias na cabeça: estudar Filologia Clássica (tal como a própria Sophia fizera) e ser poeta. A primeira ideia acabou por se revelar mais exequível do que a segunda».

Frederico Lourenço nasceu em Lisboa, em 1963. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Clássicas na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde é docente. Traduziu em verso a Ilíada e a Odisseia (Prémio D. Diniz da Fundação Casa de Mateus e Grande Prémio de Tradução APT/PEN) e publicou, entre outras obras, Grécia Revisitada, Pode um Desejo Imenso, O Curso das Estrelas, À Beira do Mundo, Amar não Acaba, A Máquina do Arcanjo e A Formosa Pintura do Mundo.


Esta secção tem a colaboração de
«BULHOSA  LIVREIROS»
bulhosa.liv@mail.telepac.pt
© Instituto Camões, 2007