Casa das Letras / Editorial Notícias
2006, 240 pp.
ISBN: 972-46-1695-9
info@casadasletras.pt
Mapa-Múndi, o novo livro de Clara Pinto Correia, relata as «viagens imaginárias na História da Europa» no «Oriente misterioso», onde estaria o paraíso na terra, na «Índia desconhecida» e na «Mongólia longínqua». Contam-se histórias de lugares inimagináveis, de licornes, de serpentes, de pessoas com cabeça de cão e de árvores de onde nasciam pássaros.
«Porque todos os homens instintivamente anseiam por travar conhecimento com tudo o que há no mundo e tomam prazer por ver coisas novas, e aqueles que não o fizeram encontram grande alegria em ler e ouvir sobre elas, eu, Gómez de Santisteban, porque sou um dos que foram com o meu Senhor o Infante D. Pedro, resolvi relatar neste pequeno tratado algumas das coisas mais espantosas que vimos nas quatro partidas do mundo».
Actualmente, Clara Pinto Correia é investigadora responsável pelo projecto Mapa-Múndi - O impacto das viagens imaginárias na organização do pensamento ocidental (sécs. XIV-XVIII), a decorrer no Centro de Estudos de História das Ciências Naturais e da Saúde do Instituto Rocha Cabral. Este projecto visa proceder a uma análise inter-disciplinar de quatro grandes clássicos europeus da narrativa de viagens, como As viagens de John Mandeville, O Livro do Infante D.Pedro, de Gil de Santisteban, A Terra Austral Conhecida, de Gabriel de Foigny, e o Suplemento à Viagem de Bougainville, de Denis Diderot.