Caleidoscópio
2007, 212 pp.
ISBN: 978-989-8010-48-3
www.caleidoscopio.pt
Com selecção e prefácio de Hélio J. S. Alves, a presente antologia pessoana aborda a personalidade e a obra do poeta em quatro prismas: «Pessoa perante a história da literatura», «Pessoa leitor», «Pessoa em busca duma definição de arte literária» e «Pessoa perante a posteridade da literatura».
«Não conheço prazer como o dos livros, e pouco leio. Os livros são apresentações aos sonhos, e não precisa de apresentações quem, com a facilidade da vida, entre em conversa com eles. Nunca pude ler um livro com entrega a ele; sempre, a cada passo, o comentário da inteligência ou da imaginação me estorvou a sequência da própria narrativa. No fim de minutos, quem escrevia era eu, e o que estava escrito não estava em parte alguma».
Hélio J. S. Alves é professor de Literatura Portuguesa e de Literatura Comparada na Universidade de Évora. Publicou Camões, Corte-Real e o Sistema da Epopeia Quinhentista (2001), Tempo para entender: História comparada da literatura portuguesa e organizou antologias para a série Obras Clássicas da Literatura Portuguesa do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas e para a História e Antologia da Literatura Portuguesa da Fundação Calouste Gulbenkian.