Coisas de mulheres! (Teatro reunido)
Teresa Rita Lopes
Biblioteca-Arquivo Teatral "Francisco Pillado Mayor"
Departamento de Galego-Portugués, Francés e Lingüística
Universidade da Coruña
2006, 238 pp.
ISBN: 84-9749-222-6
www.udc.es/dep/fgp/
Coisas de mulheres e de homens e As quatro estações do amor são as duas obras teatrais incluídas neste livro.
Na apresentação da obra lê-se: «Interessa destacar aqui a (…) designação de ‘monodiálogos’ por traduzir bem este neologismo a dupla qualidade de monólogos e de textos decididamente dramáticos e dramatizáveis que por isso incorporam a presença de um Outro ausente (o leitor, o espectador, a sombra dum eu que assim aparece duplicado ou multiplicado, …) em diálogo implícito com a personagem que fala em cada cena)».
«E esse padre, o que é que está a fazer que não aparece? Leva mais tempo a vestir-se do que eu levei e sou a noiva. Mas ele tem sorte, com aquelas capas e aquelas fraldas todas não vai ter frio. Nem os pés gelados, como eu. Gelados e quase em sangue. Mas porque é que eu fui na conversa de comprar estes sapatos, com um salto desta altura, com uma ponta deste tamanho? Porque é que uma pessoa não se há-de casar de ténis? Na próxima vez, hei-de exigir que toda a gente venha de ténis! Ah, não! Não haverá uma próxima vez! Na igreja, não! Chega!»
Ensaísta, ficcionista, poeta e dramaturga, Teresa Rita Lopes nasceu em Faro em 1937. É licenciada em Filologia Românica pela Faculdade de Letras de Lisboa, tendo sido professora catedrática da Universidade Nova de Lisboa. É reconhecida internacionalmente como uma importante investigadora pessoana. Tem visto várias peças suas representadas em Portugal e no estrangeiro, assim como algumas das suas montagens de textos de Fernando Pessoa.