|
Origens do Português Brasileiro
Anthony Julius Naro / Maria Marta Pereira Scherre
Parábola Editorial
2007, 208 pp.
ISBN: 97885884565-5
www.parabolaeditorial.com.br
A partir da identificação rigorosa de fenómenos variáveis do português brasileiro em dados do português europeu popular e do seu estudo e reflexão, os autores abordam nesta obra as características morfossintácticas e fonológicas do português brasileiro, as heranças românicas, as heranças portuguesas arcaicas e clássicas.
«Não foram encontradas diferenças estruturais entre o português brasileiro e o português europeu no que diz respeito aos fenómenos elencados, o que contraria várias afirmações, sobretudo de linguistas portugueses. Naro e Scherre são enfáticos quanto a isso: nada se identificou no Brasil que também não ocorresse em Portugal. (…) Eles comprovam que a ‘ampla variação de concordância que ocorre em solo brasileiro’ dá continuidade a propriedades do português europeu não-padrão» (prefácio de Ataliba T. de Castilho).
Anthony Julius Naro é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e fundador do Programa de Estudos sobre o Uso da Língua da UFRJ. Dedica-se às áreas da Sociolinguística e da Linguística Histórica. É autor de A Study on the Origins of Pidginization (1976); Da métrica medieval galaico-portuguesa (1971); Estudos diacrónicos (1973); e Variação e funcionalidade (2005).
Maria Marta Pereira Scherre é formada em Linguística pela UFRJ e membro do Programa de Estudos sobre o Uso da Língua da UFRJ, tal como Julius Naro. É autora de Doa-se lindos filhotes de poodle Variação linguística, média e preconceito (2005) e de diversos artigos e capítulos em revistas científicas e obras no Brasil e no exterior. É co-organizadora de Padrões sociolinguísticos Análises de fenómenos variáveis do português falado no Rio de Janeiro (1996).
|
|