|
Hotel Memória
João Tordo
QuidNovi
2007, 220 pp.
ISBN: 978-972-8998-52-3
www.quidnovi.pt
Inspirado pela ficção de Edgar Allan Poe e de Melville, Hotel Memória é um romance que, ao misturar vários géneros (mistério, policial, aventura) constrói a história de um estudante universitário acabado de chegar a Nova Iorque que se apaixona por Kim, uma rapariga bastante enigmática. A obra lida com os fantasmas da memória, da culpa e da redenção.
«Quando a conheci já ela trabalhava para um morto. Soube-o mais tarde, mas só passados três anos fui capaz de descobrir as linhas invisíveis com que tudo se encontrava ligado. Foram três anos, mas poderiam ter sido trinta, ou quarenta, ou cinquenta, de tal maneira a minha vida deixou de ser verdadeira; e, por isso, o que vou contar é, de certa maneira, uma história apócrifa e corroída pelo tempo, que começa como tantas outras histórias começam. Eu ainda era ingénuo, e vivia em Nova Iorque, e apaixonei-me demasiado depressa por Kim, uma estudante sentada numa carruagem do metropolitano em direcção à universidade. Poucos meses depois de a ter conhecido, fui o culpado do horrível acidente que a vitimou, e foi desse acidente que tudo o resto decorreu: o meu tempo de abandono, o hotel, o milionário russo, o homem desaparecido, a travessia do continente americano. É esta a única maneira que tenho de explicar o que aconteceu. Tudo o resto são desculpas, mentiras que servem apenas para justificar aquilo em que me tornei».
João Tordo nasceu em Lisboa em 1975. Formou-se em Filosofia e estudou Jornalismo e Escrita Criativa em Londres e em Nova Iorque. Trabalha como jornalista, tradutor e guionista. Colaborou em diversos jornais e revistas. Foi vencedor do prémio Jovens Criadores em 2001. Em 2004 publicou o seu primeiro romance, O Livro dos Homens Sem Luz, já publicado no Brasil.
|
|