|
Damas, Ases e Valetes
Ana Benavente / Maria Manuel Viana
Editorial Teorema
2007, 188 pp.
ISBN: 978-972-695-696-9
mail@editorialteorema.pt
Damas, Ases e Valetes é uma obra escrita a duas mãos. Elisa e Isabel, as duas primas cúmplices e inseparáveis, são as narradoras. O livro é um percurso pelo passado de ambas, pelas lutas estudantis, o antifascismo, o 25 de Abril, a luta contra as desigualdades, a violência doméstica, o analfabetismo, o machismo, a misoginia, a exploração infantil.
«Tu eras mais nova mas andávamos sempre juntas. A tia Vitória mandava fazer para ambas uns bibes enfeitados com ‘trancinha’, uma fita aos feitios à volta do decote e dos bolsos. É curioso falarmos agora desses tempos; foi então que nos tornámos tão próximas, sem darmos por isso; sem palavras, eu sabia que podia sempre voltar».
Ana Benavente é licenciada e doutorada em Sociologia da Educação pela Universidade de Genève. Trabalhou na Fundação Calouste Gulbenkian, na Faculdade de Ciências e é hoje investigadora principal do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Foi Secretária de Estado da Educação (1995/2001) nos governos do PS e deputada até 2003. É, actualmente, consultora da Unesco em projectos internacionais.
Maria Manuel Viana é licenciada em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e professora do ensino secundário. Em 2000 publicou o seu primeiro romance A paixão de Ana B., seguindo-se A dupla vida de M.ª João.
|
|