|
Bocage - A vida apaixonada de um genial libertino
Luís Rosa
Editorial Presença
2007, 220 pp.
ISBN: 978-972-23-3689-5
www.editpresenca.pt
Manuel Maria Barbosa du Bocage, um dos maiores sonetistas portugueses, o poeta da espontaneidade, da sátira e do inconformismo é recordado por Luís Rosa. Na altura em que se comemora o segundo centenário da morte do grande precursor do Romantismo, o autor evoca os seus principais traços biográficos e literários.
«Mas a fama havia de chegar pelo Inverno quando verdadeiramente sai à luz o seu primeiro livro desse nome. Bocage chama-lhe Rimas. O êxito é retumbante. O livro está à venda na Lisboa toda. E Lisboa toda é a loja da Viúva Bertrand, a do José André Dubié aos Mártires e a loja da Gazeta ao Terreiro do Paço. No livro Bocage tinha recolhido o melhor do que havia escrito, juntando cento e oito sonetos, sete odes, quatro canções, duas epístolas e cinco idílios».
Luís Rosa é natural de Alcobaça. Formou-se em Filosofia, na Universidade de Lisboa. É gestor e filósofo. A sua escrita abrange géneros tão diversos como o romance, o conto, a poesia, o teatro, para além de estudos na área da gestão. O Claustro do Silêncio, O Terramoto de Lisboa e a Invenção do Mundo e O Amor Infinito de Pedro e Inês são títulos de sua autoria.
|
|