A mulher que prendeu a chuva
A mulher que prendeu a chuva
e outras histórias
Teolinda Gersão

Sudoeste Editora
2007, 136 pp.
ISBN: 978-989-8093-01-1

www.teolinda-gersao.com



A criada negra de um hotel luxuoso para senhores de fraque, o viúvo que, todas as manhãs, desde a morte da mulher, demorava 50 minutos no cemitério a ler a lápide, as vizinhas que espreitam pelos buracos das fechaduras, o neto e a avó que perdeu os óculos nas dunas e a mulher que conseguiu comprar um casaco de raposa vermelha são personagens que habitam os 14 contos de Teolinda Gersão.

«A Aldina não sabia cozinhar, limpava a correr os vidros e os talheres, deixava a louça a escorrer, em vez de a enxugar com o pano, escolhia mal o arroz e deixava o feijão apanhar gorgulho. E outra coisa ainda, mas essa muito pior que todas: armara um sarilho com a dona Libânia, do andar de baixo, e agora ela, por desfeita, jurara nunca mais cá vir acima». (Conversa)

Teolinda Gersão nasceu em Coimbra em 1940 e é autora de doze livros de ficção, traduzidos em oito línguas. A sua obra foi distinguida com vários prémios: duas vezes o Prémio de Ficção do Pen Club, o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores, o Prémio Fernando Namora, o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco e o Prémio da Crítica da Associação Internacional dos Críticos Literários.


Esta secção tem a colaboração de
«BULHOSA  LIVREIROS»
www.bulhosa.pt
BULHOSA  LIVREIROS
© Instituto Camões, 2007