|
As Bicicletas em Setembro
Baptista-Bastos
Edições ASA
2007, 144 pp.
ISBN: 978-972-41-5080-2
www.asa.pt
A partir do título de um poema do jornalista e escritor Eduardo Guerra Carneiro, Baptista-Bastos criou o novo romance, «As bicicletas em Setembro», que diz não ser «mais do que uma metáfora do país sufocado que continua a ser» Portugal. Na obra estão presentes os afectos, os jogos de imaginação, as mágoas e as feridas de relações amorosas, a perda e a solidão.
«O dia que lhe dava maior prazer era a segunda-feira. Uma das vizinhas contava-lhe, minuciosamente, os filmes que vira no dia anterior. Não só os dois habituais, mas também os documentários de actualidade, os desenhos animados e as apresentações. As apresentações eram as partes mais atractivas dos filmes que seriam exibidos no domingo seguinte. O Salão Portugal projectava, todos os domingos, duas longas-metragens e o resto».
Baptista-Bastos, jornalista, ensaísta e romancista, tem vários títulos distinguidos com importantes prémios literários, dos quais se destacam O secreto adeus, Cão velho entre flores, Viagem de um pai e de um filho pelas ruas da amargura, Elegia para um caixão vazio, A colina de cristal e No interior da tua ausência.
|
|