|
À noite logo se vê
Mário Zambujal
Oficina do Livro
2007, 162 pp.
ISBN: 978-989-555-283-2
www.oficinadolivro.pt
Mino, a personagem principal do romance, é investigador do sobrenatural e procura incessantemente explicações para os mais extraordinários acontecimentos. Durante as pesquisas vai conhecendo as histórias fantásticas das várias personagens que compõem a obra: o narrador e a namorada, Natinha, numa noite de denso nevoeiro, Cacildo Tavares, sacrificado repórter da velha guarda, o imparável fura-vidas Jacinto Rebite, Quinzinho Pontual e a sua estratégia de matar o tempo e o pugilista gordo em vésperas de combate. Por detrás de todas estas vidas esconde-se o inquietante mistério de Roseiral.
«Antes da enciclopédia experimentei outras ocupações. Quase todas, menos Finanças. Filho de pai cigano e mãe finlandesa, herdei personalidade complexa e um naipe de dons adequados ao que for preciso. Esforcei-me como explicador de geografia, motorista de camião, massagista, vendedor de frigoríficos, delegado de propaganda médica, alferes, animador de cruzeiros, sei lá. Mas vocação, propriamente dita, sempre o sobrenatural. E não por capricho, mania sem bases: eu mesmo, na infância, fui possuidor de poderes extraordinários. Manifestaram-se em cadeia, não me venham com essa das coincidências».
Mário Zambujal nasceu em Moura em 1936. É jornalista e escritor. Escreveu para rádio, teatro, televisão e publicações várias. É autor de Crónica dos Bons Malandros, Histórias do Fim da Rua, Fora de Mão e Primeiro as Senhoras.
|
|