Ensaios sobre Eça de Queirós
Ensaios sobre Eça de Queirós
Maria Filomena Mónica

Relógio D'Água
2007, 202 pp.
ISBN: 978-972-708-941-3

www.relogiodagua.pt



A obra inclui uma reportagem da autora sobre o Egipto, país que Eça de Queirós visitou em 1869, e um conjunto de nove ensaios sobre a vida diplomática de Eça, os amigos, os «fiéis inimigos», a obra, o apogeu da carreira e o seu fim de vida, deambulando, doente, pelo centro da Europa.

«Nos livros de Eça não encontraremos os exercícios de estilo, as acrobacias de eloquência, as singularidades vocabulares que, ao longo de séculos, suscitaram o entusiasmo de um país analfabeto. Eça pegou na língua que herdara e, para nosso benefício, transformou-a de alto a baixo. Quem não conheça os rascunhos de Eça pode pensar que as obras saíam da sua pena com facilidade. Uma análise das provas tipográficas à guarda da Biblioteca Nacional demonstra o contrário. A fim de que nenhuma obscuridade subsistisse, nenhuma divagação distraísse o leitor, nenhum diálogo soasse a falso, a sua prosa passava por um crivo exigente. Daí o seu estilo, claro, despojado e luminoso».

Maria Filomena Mónica é autora de numerosos prefácios e artigos sobre questões de educação, sociais e culturais. Escreveu duas dezenas de livros. Os mais recentes são Eça de Queirós (2001), Eça de Queirós, Jornalista (Org.) (2003), Isabel, Condessa de Rio Maior (2004), As Farpas (Org.) (2004), D. Pedro V (2005) e Bilhete de Identidade (2005).


Esta secção tem a colaboração de
«BULHOSA  LIVREIROS»
www.bulhosa.pt
BULHOSA  LIVREIROS
© Instituto Camões, 2007