|
O Deserto Ocidental
António Mega Ferreira
Assírio & Alvim
2007, 212 pp.
ISBN: 978-972-37-1221-6
www.assirio.pt
«Este não é um livro de ruínas nem de paisagens desoladas. Como atravessa lugares intensamente povoados, o título acaba por resultar quase ironia. O Deserto Ocidental era um título bonito, poético e melancólico. Tornou-se, ao fazer-se, um lugar de esperança e de alegrias várias, porque é maior o espaço sem fronteiras que se depara ao pensamento que os constrangimentos inexplicáveis em que, por vezes, se afoga o coração».
António Mega Ferreira é jornalista e escritor. Iniciou a sua carreira jornalística em 1968, no Comércio do Funchal, e tem colaborado em vários jornais, como, por exemplo, o Expresso. Fundou as revistas Ler, do Círculo de Leitores, e Oceanos, da Comissão das Comemorações dos Descobrimentos Portugueses.
É autor de ensaios (Graça Morais Linhas da Terra, Os Nomes de Europa, Por D. Quixote, o literato, o justiceiro e o amoroso), obras de poesia (Os Princípios do Fim, O Tempo que nos Cabe), ficção (O Heliventilador de Resende, As Caixas Chinesas, As Palavras Difíceis, A Expressão dos Afectos, Amor, O que Há-de Voltar a Passar), biografias (Retratos de Sombra, Fotobiografia Teixeira de Pascoaes), crónicas (A Borboleta de Nabokov) e antologias (Fernando Pessoa, o Comércio e a Publicidade, O Erotismo na Ficção Portuguesa do Século XX)
|
|