|
A Fúria das Vinhas
Francisco Moita Flores
Casa das Letras
2007, 318 pp.
ISBN: 978-972-46-1699-5
info@casadasletras.pt
A história decorre no século XIX e centra-se na epopeia da luta contra a filoxera, uma praga que destruía definitivamente as vinhas do Douro. O romance policial recupera factos e histórias que Francisco Moita Flores não incluiu na série televisiva A Ferreirinha.
«Quem subir ao alto de Vargelas ficará com a certeza de que chegou ao ponto mais belo do céu. O Douro visto daquele píncaro é o Paraíso prometido em todas as lições de catequese. É grandiosamente belo! As montanhas entrelaçam-se, magníficas, para, de repente, se escancararem em vales matizados com toda a paleta de verdes e castanhos que Deus inventou. E pelas encostas, as quintas vão pintalgando de branco o silêncio majestoso por onde o Rio serpenteia».
Francisco Moita Flores nasceu em 1953, em Moura. É escritor, investigador e actual presidente de Câmara de Santarém. É especialista na área da criminologia e tem escrito obras de grande sucesso quer em livro quer para televisão. A crítica considera-o um dos melhores argumentistas portugueses.
|
|