O Elogio do Fracasso
O Elogio do Fracasso
João Teixeira Freire

Editorial Presença
2007, 220 pp.
ISBN: 978-972-23-3699-4

www.editpresenca.pt




A obra, dividida em três partes, conta a história de Francisco, um jovem recém-licenciado em Direito, e do seu grupo de amigos, que procuram um rumo numa sociedade desprovida de valores e onde o materialismo impera. O Elogio do Fracasso espelha os sonhos, os anseios e as preocupações de uma jovem geração à procura de respostas.

«O grande erro foi termos nascido neste período da história, em que já não há causas por que lutar. Se tivéssemos nascido há décadas, poderíamos ter-nos revoltado contra o fascismo, protestado contra a guerra do Vietname; tivéssemos estado cá nos anos 30, tu e eu teríamos sido dos primeiros a alistar-se na guerra civil espanhola, a lutar pela liberdade ao lado do Orwell, do Hemingway e de tantos outros; podíamos ter gritado slogans no Maio de 68, acreditando piamente no que estaríamos a gritar. Nesses tempos ainda se cria que as pessoas comuns podiam mudar o rumo da humanidade, ainda havia quem acreditasse em causas. Tu e eu pertencemos irremediavelmente à casta dos guerrilheiros desempregados, dos fanáticos sem uma bandeira».

João Teixeira Freire nasceu em Lisboa, em 1982, e é licenciado em Direito. Nos últimos anos tem exercido uma actividade jornalística particularmente intensa como colaborador em diversas publicações universitárias. O Elogio do Fracasso é o seu primeiro romance.


Esta secção tem a colaboração de
«BULHOSA  LIVREIROS»
www.bulhosa.pt
BULHOSA  LIVREIROS
© Instituto Camões, 2007