Arte de navegar, roteirística
e pilotagem

Perestrelo, Manuel de Mesquita

Viajante, aventureiro, hidrógrafo e cartógrafo, Manuel Mesquita Perestrelo nasceu provavelmente na segunda década de Quinhentos em Santo Estêvão, concelho de Alenquer (onde estará enterrado), sendo parente de Cristóvão Colombo pelo lado materno. A primeira viagem à Índia é de 1547 e em 1549 inicia a segunda. No regresso (1554) a nau em que seguia (a S.Bento) naufraga perto do rio do Infante na África do Sul. Da sua experiência que incluiu uma marcha forçada até Moçambique nasceu um relato do naufrágio, publicado em Coimbra em 1564, que mais tarde foi incluído na História Trágico Marítima. Depois de uma breve passagem por S. Jorge da Mina, que lhe valeu o cárcere e o exílio em Espanha, regressa ao Oriente em 1570 (já depois de perdoado) como capitão de Maluco. Em 1575-6 é enviado à costa sul e sueste de África fazer um levantamento cartográfico dessa área. Após esta tarefa escreve um importante Roteiro dos portos, derrotas, alturas, cabos, conhecenças, resguardos e sondas, que ha perto da costa desde o Cabo da Boa Esperança até o das Correntes, descrevendo uma zona de navegação difícil mas de forma que este roteiro foi utilizado até aos inícios do século XVIII, pelo menos. Conhecem-se três exemplares; um na Biblioteca Pública de Évora, um na Biblioteca Pública Municipal do Porto e o terceiro no British Museum. À importância náutica do Roteiro acresce o valor da carta que o acompanha e as oito vistas altimétricas da costa. O Roteiro e o relato do naufrágio são duas obras que deram relevo ao seu autor e que nos dão grande parte das informações sobre a vida de uma figura de relevo na vida marítima do século XVI português.

Rui Godinho

Bibliografia

PERESTRELO, Manuel Mesquita, Roteiro da África do Sul e Sueste desde o Cabo da Boa Esperança até ao das Correntes, notas por A. Fontoura da Costa, Lisboa, Agência Geral das Colónias, 1939.

VELEZ, Ilda Azinhais, Manuel Mesquita Perestrelo. Naufrágio da Nau S.Bento, Coimbra, [Dissertação de Mestrado em Literatura Portuguesa apresentada à Faculdade de Letras de Coimbra], 1992.

Cartografia e Cartógrafos
Navios, Construção e Arquitectura Naval
Viagens, viajantes e navegadores
Guerra, Política e Organização Naval
Navegações, Cultura e Ciência Moderna
Biografias

© Instituto Camões, 2002-2005