EDITORIAL
|
São Jerónimo, Paço Episcopal de Castelo Branco (Jardim)
|
Ultimava-se este número de O Língua no mês de Setembro, mês em que os tradutores de todo o mundo festejam o dia do seu patrono (30 de Setembro). Associamo-nos às comemorações, mostrando algumas imagens da iconografia portuguesa de S. Jerónimo.
Prometemos, anteriormente, um número especial dedicado a Damião de Góis, alvo de algumas manifestações comemorativas por ocasião do 5º centenário do seu nascimento. A promessa mantém-se, mas incluímos já neste número o nome do humanista no espaço do nosso Dicionário dos Tradutores. Quanto ao resto, os nossos leitores encontrão as rubricas a que estão habituados.
O Língua termina aqui a sua fase experimental. Seguir-se-á porventura uma fase em que a experiência inicial será aproveitada para fazer dele um espaço mais dinâmico e participativo.
Resta-nos agradecer aos nossos leitores, a todos os que não nos regatearam o incentivo e nos felicitaram pela iniciativa e, sobretudo, ao Instituto que nos acolheu. Uma Política da Língua Portuguesa não pode esquecer a tradução, quer esta se processe no quadro das outras língua para o português, quer o inverso. Pela tradução portuguesa continuaremos TODOS unidos.
Carlos Castilho Pais
Margarita Correia
|