Além de Portugal e do Brasil, são seis os restantes países que têm o Português como língua oficial: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, S. Tomé e Príncipe, Timor Leste.
A página da CPLP Comunidade dos Países de Língua Portuguesa oferece fichas informativas bastante práticas e completas para a caracterização de cada um destes países, da geografia ao clima, da população à história, passando pela política e pela economia.
«Lusofonia» designa genericamente o conjunto das comunidades de língua portuguesa no mundo. Sob esta designação, o Centro de Informação Europeia Jacques Delors faz uma listagem, breve mas prática, de ligações úteis a fontes de informação oficiais de cada país.
Vale a pena conhecer também estes dois portais: Portugal em Linha e Portal da Lusofonia. Além de informação relativa aos vários países, estes portais disponibilizam um noticiário actualizado diariamente e vários serviços. O Portal da Lusofonia, em particular, apresenta uma lista de ligações não só sobre os países de língua portuguesa, mas também sobre outros espaços geográficos onde o Português constitui um legado histórico, como Macau, Malaca e Goa.
Quem desejar testar a sua cultura geral sobre os países de língua portuguesa poderá fazê-lo, resolvendo alguns questionários em linha propostos pelo núcleo de ensino do Português da Academia de Amiens (França). Trata-se de materiais bastante acessíveis.
Descobrir algumas manifestações culturais de cada povo pode ser uma boa forma de conhecer melhor o conjunto dos países de língua portuguesa. Experimentar alguns Sabores da lusofonia é a proposta de um sítio gastronómico, que indica todos os passos necessários à confecção de algumas receitas típicas de países e regiões onde se fala Português.
Uma viagem aos países de língua portuguesa através da poesia é, por seu turno, a proposta feita pelo Centro Virtual Camões, através da exposição virtual Língua Portuguesa Um Oceano de Culturas.
|