Em pleno oceano Atlântico, entre a Europa e a América do Norte, encontram-se as ilhas atlânticas portuguesas, pertencentes aos arquipélagos dos Açores e da Madeira.
A Constituição da República reconheceu-lhes o estatuto de regiões autónomas. Para conhecer as insígnias próprias da Região Autónoma da Madeira visite o portal oficial do Governo Regional da Madeira.
A página da Direcção Regional do Turismo dos Açores oferece informações diversas sobre a história, a geografia e outros elementos importantes para a descrição de cada uma das nove ilhas que compõem este arquipélago: Corvo, Flores, Faial, Pico, S. Jorge, Graciosa, Terceira, São Miguel e Santa Maria.
Podemos procurar informações mais detalhadas em cada uma das ilhas. No caso da ilha de São Jorge, na página da vila da Calheta encontram-se vários dados sobre gastronomia, história e turismo, com fotografias ilustrativas da beleza da ilha.
Relativamente ao afamado queijo de São Jorge, podemos obter elementos sobre a sua história, características e elaboração na página da União das Cooperativas Agrícolas de Lacticínio de S. Jorge.
A Base de Observação de Cetáceos dos Açores, criada 1991 sob o nome de Espaço Talassa, apresenta na sua página informação e imagem preciosas provenientes da investigação sobre as vinte e quatro espécies de mamíferos existentes nos Açores.
A Universidade dos Açores apresenta na sua página a história da instituição e a forma como tem contribuído para o desenvolvimento cultural e científico da região.
Para obter informação detalhada sobre localização, clima, alojamento, locais de interesse, actividades e eventos nas ilhas da Madeira e de Porto Santo visite o site oficial do Turismo da Madeira.
Pertencente ao arquipélago da Madeira, a Ilha de Porto Santo constitui também um indelével testemunho das maravilhas da natureza.
|