| Índice |



O Natal é uma festividade com enorme tradição em Portugal. Em cada região há características próprias, mas a árvore de Natal, as prendas e os reencontros familiares marcam a quadra por todo o lado.

Para desenvolver actividades relacionadas com este tema, o Centro Virtual Camões possibilita dois trajectos pensados para o efeito.
O primeiro realiza-se pela poesia portuguesa, através da leitura de alguns poemas de Natal. No segundo caso, trata-se de uma viagem até à Ásia, num belo conto de Maria Ondina Braga: Natal Chinês. Além do texto integral, o CVC oferece uma versão áudio do mesmo texto e propõe uma exploração didáctica mediante uma sequência de exercícios interactivos.

Depois da literatura, é o tratamento do tema nas artes plásticas que se pode abordar, por seu turno, abrindo o catálogo em linha «Seis Séculos de Pintura Portuguesa». Na pintura religiosa, a natividade foi um motivo privilegiado, e entre outros pintores que trataram este assunto encontra-se, por exemplo, Grão Vasco (veja-se: Natividade e Adoração dos Magos).

A pensar nas crianças, o Clube Júnior incluiu na sua biblioteca de histórias alguns textos sobre o Natal. Escritos por crianças, são textos simples, que os adultos também vão apreciar. No entanto, é necessário proceder a um registo prévio para aceder ao clube. Vale a pena perder alguns minutos a fazê-lo, porque o sítio tem outros motivos de interesse. Encontramos também algumas histórias na página Natal todos os dias, página pessoal que contém ainda jogos e canções.

E quem é que não continua a gostar de histórias aos quadradinhos? A Turma da Mónica, criada pelo artista brasileiro Maurício de Sousa, já está em linha com as suas aventuras. Algumas vêm mesmo a calhar para a época, com títulos bastante sugestivos, como Um Natal empacotado, Uma canção de Natal para a Mónica, O concurso de presépios de Natal.

A última sugestão deste percurso vai para a descoberta da cozinha de Natal, tão rica de norte a sul. O sítio Receitas e menus organizou uma secção dedicada ao assunto. Aprender algumas receitas de Natal vai ser fácil, do bacalhau ao peru, dos filhós aos sonhos e ao bolo-rei.

Então... mãos à obra e Boas Festas!



© Instituto Camões, 2003 -2007