| Índice |



O contacto com a cultura portuguesa passa também pela descoberta e pelo conhecimento de aspectos da história do país, uma das mais antigas nações da Europa.

Começamos por sugerir, neste percurso temático, uma visita à Associação dos Professores de História, que oferece no seu sítio uma selecção de ligações úteis à pesquisa de informação (páginas de História, museus, monumentos, etc.). A Associação disponibiliza ainda uma síntese da História de Portugal, com imagens, por enquanto apenas em inglês.

A sugestão seguinte vai para o Portal da História, um sítio pessoal que, centrado em períodos e temas da história nacional, disponibiliza secções de cronologia e curtas biografias. «Imagem da semana» e «Almanaque» são duas rubricas que merecem igualmente uma referência. Para conhecer melhor algumas figuras históricas, o sítio Vidas Lusófonas dispõe também de biografias, escritas em linguagem viva.

Para a abordagem da história contemporânea, o sítio da Fundação Mário Soares oferece, entre outros recursos em linha, duas bases de consulta obrigatória: um banco de Imagens do Portugal Político do Século XX, susceptível de ser pesquisada segundo critérios temáticos ou cronológicos, e uma Cronologia do Século XX.

O contacto com a cultura portuguesa, sobretudo a níveis mais avançados, dificilmente passará ao lado de momentos particularmente marcantes na constituição da identidade portuguesa. É o caso dos Descobrimentos e do 25 de Abril.

No primeiro caso, recomendamos a base temática Navegações Portuguesas, do Centro Virtual Camões. Da arte de navegar ao contributo das navegações para o desenvolvimento da ciência, passando por viajantes e navegadores, são várias as rubricas tratadas, acompanhadas de material iconográfico diverso.
A exposição virtual Brasil - 500 anos na Biblioteca Nacional Digital é outro recurso a ter em consideração. Os antecedentes, o descobrimento e a carta de Pêro Vaz de Caminha são os três primeiros núcleos da exposição.

No que diz respeito à Revolução dos Cravos, impõe-se, antes de mais, uma visita ao Centro de Documentação 25 de Abril. Além da cronologia detalhada dos acontecimentos, atenção às biografias, às fotografias, aos «cartoons» e ao arquivo sonoro. O Centro Virtual Camões propõe, por seu turno, uma actividade de caça ao tesouro. Um jogo de palavras cruzadas é uma alternativa que se pode encontrar na página do Centro de Competência Nónio da Beira Interior.

A terminar este percurso, a sugestão de dois questionários de escolha múltipla, a realizar em linha. As questões são de âmbito geral. Um desses questionários é proposto pelo núcleo de ensino do Português da Academia de Créteil (França). O outro encontra-se no sítio do Centro Virtual Camões e intitula-se «Como vai a sua História de Portugal?».
Aceite o desafio e veja se a sua memória está em forma!


© Instituto Camões, 2004-2007