Cultura Portuguesa
| Índice |
Cinema Português



Os meios de comunicação social têm cada vez mais um papel interventivo na sociedade actual, não só pela informação que prestam, mas também pela formação que pretendem efectuar.

Pode, pois, começar o percurso visitando o sítio da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações, tomando consciência da crescente ligação entre os media e a Internet. Se quiser saber a altura em que os media registaram os seus domínios na Internet visite a página Ciberjornalismo.

Atendendo à forma como os media condicionam a opinião pública, é cada vez mais necessária a formação de leitores activos e críticos.

Uma actividade possível pode ser desenvolvida através da análise da mesma notícia apresentada nos diferentes meios de comunicação social. Para isso, pode começar a navegação, escolhendo uma notícia e seguindo a sua apresentação nas páginas das estações televisivas:
- RTP - onde tem ainda disponível a programação da RTP 1, RTP 2, RTP Madeira, RTP Açores, RTP África, RTP Internacional e NTV;
- TVI;
- SIC - está também disponível a programação da SIC Radical, SIC Mulher e SIC Internacional

Sugerimos-lhe que continue a navegação, procurando a mesma notícia nas diferentes estações de rádio:
- Radiodifusão Portuguesa – onde tem à sua disposição Antena 1, Antena 2, Antena 3, RDP África, RDP Internacional, RDP Açores, RDP Madeira, RDP Norte, RDP Centro e RDP Sul.
- Rádio Renascença.
- TSF.
Pode igualmente recorrer à agência noticiosa LUSA.

Também os jornais, através das suas páginas em linha, podem ser usados na actividade em questão:
- Diário de Notícias
- Público
- Expresso - semanário
- O Independente - semanário

A revista semanal Visão disponibiliza igualmente uma página que poderá ser utilizada.

No caso de se tratar de um acontecimento desportivo, estão ainda disponíveis os jornais da especialidade:
- A Bola

- Record
- O Jogo

A consciência de que os meios de comunicação constroem a realidade social deverá estar na base da selecção da informação por parte de qualquer leitor, promovendo a avaliação crítica da informação, ou seja, a educação para os "media".


© Instituto Camões, 2004