As questões ambientais estão na ordem do dia. Da poluição dos rios e dos mares à diminuição da camada do ozono, são muitos os problemas colocados aos habitantes do planeta: eis um óptimo tema para actividades de debate, podendo passar, por exemplo, pela realização de pequenos inquéritos e entrevistas e pela constituição de pequenos dossiês.
Comece por recolher algumas notícias, recorrendo, por exemplo, à excelente Ecosfera do jornal Público. Iniciativas como o Dia europeu sem carros (22 de Setembro) ou o Dia mundial do ambiente (5 de Junho) são também bons pretextos para introduzir o tema.
Na página do Instituto do Ambiente, encontrará informação útil sobre assuntos como desenvolvimento sustentável, alterações climáticas, camada do ozono, ambiente atmosférico, etc. Atenção à secção de educação ambiental e ao seu espaço juvenil, com jogos e passatempos, a «galáxia do ambiente», e a «cidade da compostagem».
Para além das entidades oficiais com responsabilidade na matéria, o ambiente é uma área em que actuam inúmeras associações e organizações não governamentais. É o caso da Liga para a Protecção da Natureza, da Quercus, da Aspea. Através das suas páginas, encontrará informações úteis sobre as suas actividades e sobre a defesa do ambiente em Portugal.
Outra página útil para a preparação de actividades no âmbito deste tema é a do Instituto de Conservação da Natureza. Merecem destaque a carta das áreas protegidas, com informação muito completa, e interessantes projectos de conservação como o do lince ibérico. O Parque Biológico de Gaia, o primeiro centro permanente de educação ambiental no país, oferece a possibilidade de download de um desdobrável sobre as plantas das dunas de Gaia, o qual pode até servir de inspiração à realização de um produto semelhante na sequência de actividades de pesquisa.
Dado que estamos perante um tema muito vasto, será de considerar a orientação do seu tratamento para alguns tópicos mais específicos, eventualmente através de trabalhos de grupo.
Se o objectivo for a preservação da fauna e da flora, sugerimos uma visita aos sítios do Fundo para protecção dos animais selvagens e da Sociedade para o estudo das aves. Este último disponibiliza um guia para a observação de aves em Portugal.
Pretendendo explorar a importância da qualidade das águas na saúde, preocupação mais aguda durante a estação balnear, encontrará um recurso útil na página da Associação bandeira azul da Europa.
Por último, uma visita à página da Associação portuguesa para a agricultura biológica pode sugerir a abordagem deste outro tópico, o qual tem vindo a ganhar uma atenção crescente na nossa sociedade.
Bom percurso... e bom ambiente!
|