Cultura Portuguesa
| Índice |
O ambiente



A curiosidade natural sentida por muitos leitores em relação à pessoa que se esconde por detrás de uma obra literária pode ser aproveitada para levar os estudantes a conhecer melhor os grandes escritores.
Neste percurso, sugerimos um passeio pelas casas e pelas regiões que ficaram ligadas à vida de alguns ficcionistas e poetas portugueses.

Começamos por Tormes, onde está hoje sediada a Fundação Eça de Queiroz. A página contém inúmera informação sobre o escritor, nomeadamente sobre a sua vida e a cronologia da obra. A região, famosa pelas suas vinhas, é um assunto também posto em destaque. Embora não seja possível realizar a experiência de provar em directo o vinho produzido na quinta, podemos divertir-nos com alguns passatempos (sopa de letras, palavras cruzadas e questionário)em torno de Eça e da sua obra.

Em S. Miguel de Ceide, próximo de Famalicão, visita-se a Casa-museu de Camilo. Podem visionar-se fotografias de algumas partes desta casa onde Camilo Castelo Branco viveu, assim como conhecer melhor a vida e a obra do escritor.

Em Vila do Conde, é a Casa-museu de José Régio, espaço inicialmente herdado de uma tia e que Régio preparou para viver quando se aposentou. Em linha estão imagens da casa e de objectos coleccionados pelo escritor, além de uma síntese da sua biografia.

No Porto a Fundação Eugénio de Andrade é um espaço não só dedicado ao poeta mas também habitado por ele. O sítio oferece informações sobre a vida e a obra de Eugénio de Andrade e permite visionar um portefólio de retratos e desenhos feitos por vários artistas e dedicados ao poeta. Destacam-se também trinta poemas, com versões em várias línguas.

A Casa Fernando Pessoa fica situada em Lisboa, num prédio em que Fernando Pessoa ocupou o primeiro andar direito, entre 1920 e 1935. Hoje é um espaço cultural pertencente à autarquia, criado como homenagem ao poeta e concebido como casa da poesia (possui uma biblioteca especializada e edita a revista Tabacaria). No quarto do poeta desenvolve-se um projecto de intervenção para o qual são convidados vários artistas.

Sobre a relação de alguns destes e de outros escritores com determinadas regiões, apresentamos ainda duas sugestões.
A Rota dos Escritores, um projecto centrado em sete escritores particularmente ligados à região Centro do país, dá destaque a Afonso Lopes Vieira, Aquilino Ribeiro, Miguel Torga, Vergílio Ferreira, Fernando Namora, Carlos de Oliveira e Eugénio de Andrade. O principal componente do projecto foi um conjunto de exposições. Em linha, apresenta-se uma tábua cronológica da vida e da obra de cada escritor.

Viajar com resulta de uma experiência de divulgação do livro e de promoção da leitura na região Norte. A iniciativa que mais se destacou teve como objectivo a organização de um roteiro literário, em torno da figura destes autores, que agora se pode conhecer melhor na página do projecto: Aquilino Ribeiro, Camilo Castelo Branco, Eça de Querirós, Ferreira de Castro, Guerra Junqueiro, João de Araujo Correia, José Régio, Miguel Torga, Teixeira de Pascoaes e Trindade Coelho.


© Instituto Camões, 2004