Cultura Portuguesa
| Índice |
Banda desenhada em Português



Para uma aproximação ao tema deste percurso, a primeira sugestão vai para uma visita à Bedeteca de Lisboa, a única biblioteca pública do país dedicada à banda desenhada e à ilustração. Aí pode encontrar uma selecção de títulos para constituir uma biblioteca mínima de banda desenhada, nacional e estrangeira, entre outros recursos em linha. Além de notícias actualizadas do mundo da BD e da ilustração, a Bedeteca dispõe de uma folha informativa electrónica e são várias as hiperligações sugeridas ao nível de autores, ilustradores e festivais.

Se pretender seleccionar textos e materiais jornalísticos sobre o tema, é útil saber que o jornal Público dispõe de um canal interiamente dedicado à banda desenhada, com artigos de crítica, notícias, histórias e heróis. Uma das rubricas é dedicada aos ilustradores portugueses, dos mais conhecidos aos novos valores.

Embora com um título em inglês, o sítio Central Comics apresenta-se como uma das principais páginas portuguesas sobre banda desenhada. As notícias, as crónicas, os artigos e as entrevistas vão desde a banda desenhada mais comercial à mais alternativa. Os últimos lançamentos no mercado, concursos, exposições e outros eventos são assuntos que merecem destaque. No domínio da banda desenhada alternativa, ainda duas sugestões para os fãs: a Revista 365.com e as actividades da associação chili com carne.

Para trocar ideias e comentários, além dos fóruns disponíveis em alguns dos endereços referidos, vale a pena sugerir um saltinho ao Beco das imagens, um "blog" especificamente dedicado à banda desenhada e ilustração.

Por último, se quiser reflectir um pouco mais sobre a utilização didáctica da banda desenhada,. recomendamos a leitura do artigo Ler e escrever com a banda desenhada, no qual a investigadora Cristina Sá avança com algumas pistas neste domínio.


© Instituto Camões, 2004