Aprender a ler http://cvc.instituto-camoes.pt/percursos-tematicos-dp7.html Tue, 24 Jun 2025 04:09:17 +0000 Joomla! - Open Source Content Management pt-pt naoresponder.plataforma.cvc@fbapps.pt (Centro Virtual Camões) A Banda Desenhada em Português http://cvc.instituto-camoes.pt/percursos-tematicos/a-banda-desenhada-em-portugues-dp14.html http://cvc.instituto-camoes.pt/percursos-tematicos/a-banda-desenhada-em-portugues-dp14.html
Banda desenhada em Português



Para uma aproximação ao tema deste percurso, a primeira sugestão vai para uma visita à
Bedeteca de Lisboa, a única biblioteca pública do país dedicada à banda desenhada e à ilustração. Aí pode encontrar uma seleção de títulos para constituir uma biblioteca mínima de banda desenhada, nacional e estrangeira, entre outros recursos em linha. Além de notícias atualizadas do mundo da BD e da ilustração, a Bedeteca dispõe de uma folha informativa eletrónica e são várias as hiperligações sugeridas ao nível de autores, ilustradores e festivais.

Embora com um título em inglês, o sítio
Central Comics apresenta-se como uma das principais páginas portuguesas sobre banda desenhada. As notícias, as crónicas, os artigos e as entrevistas vão desde a banda desenhada mais comercial à mais alternativa. Os últimos lançamentos no mercado, concursos, exposições e outros eventos são assuntos que merecem destaque. No domínio da banda desenhada alternativa, ainda duas sugestões para os fãs: a Revista Revista 365.com e as atividades da associação chili com carne.

A
Juvenilbase é um catálogo português de literatura juvenil, banda desenhada e cadernetas de cromos. Entre as mais de 1800 referências disponíveis, esta base contém perto de 500 entradas na secção de Banda desenhada onde podemos encontrar obras com edição em Portugal desde os primórdios da BD até aos nossos dias.

Igualmente a descobrir são os fanzines digitais (e-zine)
Imaginazine, onde se divulgam, debatem e realizam atividades referentes à imagem ilustrada. O sítio permite ainda conhecer mais de perto vários trabalhos no campo da ilustração e apresenta sugestões de navegação.

Para trocar ideias e comentários, além dos fóruns disponíveis em alguns dos endereços referidos, vale a pena sugerir um saltinho ao
Beco das imagens, um "blog" especificamente dedicado à banda desenhada e ilustração.

Por último, se quiser refletir um pouco mais sobre a utilização didática da banda desenhada,. recomendamos a leitura do artigo
Ler e escrever com a banda desenhada, no qual a investigadora Cristina Sá avança com algumas pistas neste domínio.

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rvaz@instituto-camoes.pt (Rui Vaz) Percursos temáticos Fri, 29 Feb 2008 18:01:51 +0000
As Casas dos Escritores http://cvc.instituto-camoes.pt/percursos-tematicos/as-casas-dos-escritores-dp21.html http://cvc.instituto-camoes.pt/percursos-tematicos/as-casas-dos-escritores-dp21.html O ambiente

A curiosidade natural sentida por muitos leitores em relação à pessoa que se esconde por detrás de uma obra literária pode ser aproveitada para levar os estudantes a conhecer melhor os grandes escritores.
Neste percurso, sugerimos um passeio pelas casas e pelas regiões que ficaram ligadas à vida de alguns ficcionistas e poetas portugueses.

Começamos por Tormes, onde está hoje sediada a
Fundação Eça de Queiroz. A página contém inúmera informação sobre o escritor, nomeadamente sobre a sua vida e a cronologia da obra. A região, famosa pelas suas vinhas, é um assunto também posto em destaque. Embora não seja possível realizar a experiência de provar em direto o vinho produzido na quinta, podemos divertir-nos com alguns passatempos (sopa de letras, palavras cruzadas e questionário)em torno de Eça e da sua obra.

Em S. Miguel de Ceide, próximo de Famalicão, visita-se a
Casa-museu de Camilo. Podem visionar-se fotografias de algumas partes desta casa onde Camilo Castelo Branco viveu, assim como conhecer melhor a vida e a obra do escritor.

Em Vila do Conde, é a
Casa-museu de José Régio, espaço inicialmente herdado de uma tia e que Régio preparou para viver quando se aposentou. Em linha estão imagens da casa e de objetos colecionados pelo escritor, além de uma síntese da sua biografia.

No Porto a
Fundação Eugénio de Andrade é um espaço não só dedicado ao poeta mas também habitado por ele. O sítio oferece informações sobre a vida e a obra de Eugénio de Andrade e permite visionar um portefólio de retratos e desenhos feitos por vários artistas e dedicados ao poeta. Destacam-se também trinta poemas, com versões em várias línguas.

A
Casa Fernando Pessoa fica situada em Lisboa, num prédio em que Fernando Pessoa ocupou o primeiro andar direito, entre 1920 e 1935. Hoje é um espaço cultural pertencente à autarquia, criado como homenagem ao poeta e concebido como casa da poesia (possui uma biblioteca especializada e edita a revista Tabacaria). No quarto do poeta desenvolve-se um projeto de intervenção para o qual são convidados vários artistas.

Sobre a relação de alguns destes e de outros escritores com determinadas regiões, apresentamos ainda outra sugestão.
Viajar com resulta de uma experiência de divulgação do livro e de promoção da leitura na região Norte. A iniciativa que mais se destacou teve como objetivo a organização de um roteiro literário, em torno da figura destes autores, que agora se pode conhecer melhor na página do projeto: Aquilino Ribeiro, Camilo Castelo Branco, Eça de Querirós, Ferreira de Castro, Guerra Junqueiro, João de Araujo Correia, José Régio, Miguel Torga, Teixeira de Pascoaes e Trindade Coelho.


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rvaz@instituto-camoes.pt (Rui Vaz) Percursos temáticos Fri, 29 Feb 2008 18:01:18 +0000
O Ambiente http://cvc.instituto-camoes.pt/percursos-tematicos/o-ambiente-dp6.html http://cvc.instituto-camoes.pt/percursos-tematicos/o-ambiente-dp6.html O ambiente

As questões ambientais estão na ordem do dia. Da poluição dos rios e dos mares à diminuição da camada do ozono, são muitos os problemas colocados aos habitantes do planeta: eis um ótimo tema para atividades de debate, podendo passar, por exemplo, pela realização de pequenos inquéritos e entrevistas e pela constituição de pequenos dossiês.

Comece por recolher algumas notícias, recorrendo, por exemplo, à excelente
Ecosfera do jornal Público. Iniciativas como o Dia europeu sem carros (22 de setembro) ou o Dia mundial do ambiente (5 de junho) são também bons pretextos para introduzir o tema.

Na página da
Agência Portuguesa do Ambiente, encontrará informação útil sobre assuntos como desenvolvimento sustentável, alterações climáticas, camada do ozono, ambiente atmosférico, etc.

Para além das entidades oficiais com responsabilidade na matéria, o ambiente é uma área em que atuam inúmeras associações e organizações não governamentais. É o caso da
Liga para a Protecção da Natureza, da Quercus, da Aspea. Através das suas páginas, encontrará informações úteis sobre as suas atividades e sobre a defesa do ambiente em Portugal.

Outra página útil para a preparação de atividades no âmbito deste tema é a do
Instituto de Conservação da Natureza. Merecem destaque a carta das áreas protegidas, com informação muito completa, e interessantes projetos de conservação como o do lince ibérico. O Parque Biológico de Gaia, o primeiro centro permanente de educação ambiental no país, oferece a possibilidade de download de um desdobrável sobre as plantas das dunas de Gaia, o qual pode até servir de inspiração à realização de um produto semelhante na sequência de atividades de pesquisa.

Dado que estamos perante um tema muito vasto, será de considerar a orientação do seu tratamento para alguns tópicos mais específicos, eventualmente através de trabalhos de grupo.
Se o objetivo for a preservação da fauna e da flora, sugerimos uma visita aos sítios do
Fundo para protecção dos animais selvagens e da Sociedade para o estudo das aves. Este último disponibiliza um guia para a observação de aves em Portugal.
Pretendendo explorar a importância da qualidade das águas na saúde, preocupação mais aguda durante a estação balnear, encontrará um recurso útil na página da
Associação bandeira azul da Europa.
Por último, uma visita à página da
Associação portuguesa para a agricultura biológica pode sugerir a abordagem deste outro tópico, o qual tem vindo a ganhar uma atenção crescente na nossa sociedade.

Bom percurso... e bom ambiente!


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rvaz@instituto-camoes.pt (Rui Vaz) Percursos temáticos Fri, 29 Feb 2008 18:00:42 +0000
Os "Media" http://cvc.instituto-camoes.pt/percursos-tematicos/os-qmediaq-dp15.html http://cvc.instituto-camoes.pt/percursos-tematicos/os-qmediaq-dp15.html Cinema Português

Os meios de comunicação social têm cada vez mais um papel interventivo na sociedade atual, não só pela informação que prestam, mas também pela formação que pretendem efetuar.

Pode, pois, começar o percurso visitando o sítio da
Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações, tomando consciência da crescente ligação entre os media e a Internet. Se quiser saber a altura em que os media registaram os seus domínios na Internet visite a página Ciberjornalismo.

Atendendo à forma como os media condicionam a opinião pública, é cada vez mais necessária a formação de leitores ativos e críticos.

Uma atividade possível poderá ser desenvolvida através da análise da mesma notícia apresentada nos diferentes meios de comunicação social. Para isso, poderá começar a navegação, escolhendo uma notícia e seguindo a sua apresentação nas páginas das estações televisivas:
-
RTP - onde tem ainda disponível a programação da RTP 1, RTP 2, RTP Madeira, RTP Açores, RTP África, RTP Internacional e NTV;
-
TVI;
-
SIC - está também disponível a programação da SIC Radical, SIC Mulher e SIC Internacional

Sugerimos-lhe que continue a navegação, procurando a mesma notícia nas diferentes estações de rádio:
-
Radiodifusão Portuguesa – onde tem à sua disposição Antena 1, Antena 2, Antena 3, RDP África, RDP Internacional, RDP Açores, RDP Madeira, entre outras.
-
Rádio Renascença.
-
TSF.
Pode igualmente recorrer à agência noticiosa
LUSA.

Também os jornais, através das suas páginas em linha, podem ser usados na atividade em questão:
-
Diário de Notícias
-
Público
-
Expresso - semanário

A revista semanal Visão disponibiliza igualmente uma
página que poderá ser utilizada.

No caso de se tratar de um acontecimento desportivo, estão ainda disponíveis os jornais da especialidade:
-
A Bola
-
Record
-
O Jogo

A consciência de que os meios de comunicação constroem a realidade social deverá estar na base da seleção da informação por parte de qualquer leitor, promovendo a avaliação crítica da informação, ou seja, a
educação para os "media".


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rvaz@instituto-camoes.pt (Rui Vaz) Percursos temáticos Fri, 29 Feb 2008 18:00:11 +0000
O Cinema Português http://cvc.instituto-camoes.pt/percursos-tematicos/o-cinema-portugues-dp16.html http://cvc.instituto-camoes.pt/percursos-tematicos/o-cinema-portugues-dp16.html Cinema Português

Apesar do seu lugar periférico, o cinema português tem marcado presença em alguns festivais internacionais.

As notícias nos média sobre o cinema português podem ser um bom pretexto para a navegação relacionada com o tema. O ponto de partida pode ser dado com a visita à
Cinemateca Portuguesa - Museu do cinema. Os que se interessam pela história do cinema podem, depois, aprofundar o assunto, aproveitando algumas destas sugestões:

- a base temática sobre
Cinema Português do Centro Virtual Camões, da autoria de José de Matos-Cruz;
- o sítio
Cinema Português, com uma base de dados de mais de oito mil filmes, em versão bilingue (português e inglês);
- a
página do Centro de Língua Portuguesa da Universidade de Hamburgo, com um panorama histórico e sínteses informativas sobre realizadores;
- a página do
Instituto do Cinema e do Audiovisual, com extensa informação sobre as obras e seus protagonistas, nas áreas de ficção, animação e documentário da cinematografia portuguesa;
- a página
Filmes Portugueses, rica em conteúdos de promoção do Cinema Português nas suas várias vertentes.

Trabalhar na aula de língua a partir de entrevistas a realizadores e de artigos de crítica de cinema é outra proposta deste percurso. Mais uma vez, a imprensa em linha é uma boa fonte para obter estes materiais e para tirar partido da atualidade cinematográfica. Entre as páginas que dedicam atenção à atualidade cinematográfica nacional, referimos
7ª arte, onde é possível conhecer os filmes portugueses em estreia e em exibição, assim como ler resenhas e críticas.

Para rever o léxico do cinema, aproveite a proposta, do Centro Virtual Camões, de um jogo de
palavras cruzadas, enquanto uma caça ao tesouro sobre o realizador Manoel de Oliveira é outra ideia suscetível de inspirar a conceção de atividades semelhantes. Se quiser articular a leitura de uma obra literária e a sua adaptação cinematográfica, esta lista indica-lhe alguns filmes baseados em obras da literatura portuguesa, já disponíveis em vídeo.

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rvaz@instituto-camoes.pt (Rui Vaz) Percursos temáticos Fri, 29 Feb 2008 17:59:39 +0000
À Descoberta da Arte Portuguesa http://cvc.instituto-camoes.pt/percursos-tematicos/a-descoberta-da-arte-portuguesa-dp14.html http://cvc.instituto-camoes.pt/percursos-tematicos/a-descoberta-da-arte-portuguesa-dp14.html À descoberta da Arte portuguesa


Além de lugar de conservação e depósito, os museus são lugares privilegiados para contactar com as obras de arte.
Assim, a primeira sugestão deste percurso vai para a consulta ao portal
MatrizNet, útil a quem pretende encontrar materiais e conceber atividades voltadas para a descoberta da arte portuguesa. Este portal permite pesquisar as coleções dos museus tutelados pelo Instituto Português de Museus, assim como as exposições temporárias.

Para investigar períodos mais recuados da arte portuguesa, destacamos o
Museu Nacional Arte Antiga. A sua página permite efetuar uma visita em linha à sua coleção, apresentando um roteiro simples e claro. Esta coleção integra artes plásticas e artes decorativas. Lembramos que da primeira fazem parte os célebres Painéis de S. Vicente, cuja reprodução pode ser visualizada.
Para conhecer artistas e obras que marcaram a arte a partir do período romântico, sugerimos o
Museu Nacional Soares dos Reis. A respetiva página oferece também a possibilidade de visitar em linha a coleção de artes plásticas e decorativas do museu, com importante informação e ilustração visual. O serviço de educação oferece também alguns materiais de apoio.
Seguidamente, visite-se a página do
Museu do Chiado / Museu Nacional de Arte Contemporânea. Embora não exista em linha nenhuma amostra do acervo do museu, promete-se a disponibilização de recursos a curto prazo. Entretanto, é possível ler informação sobre as exposições mais recentes e ver algumas reproduções.

Organizado como um catálogo de imagens, o sítio
Seis Séculos de Pintura Portuguesa oferece a possibilidade de visualizar inúmeras reproduções de obras portuguesas desde o século XV até ao século XX, a que se pode aceder através de critérios cronológicos ou alfabéticos.

Este sítio oferecia um passatempo interessante, intitulada «Obra mistério»; já não está a decorrer, mas é uma sugestão para ideias de atividades para a exploração destes recursos.

O
Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian acolhe na sua coleção, começada a constituir nos anos 50, trabalhos dos artistas mais representativos do século XX português. A sua página permite conhecer a exposição permanente do CAM.
A
FLAD (Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento), por seu turno, apresenta em linha uma coleção própria de arte portuguesa contemporânea. No seu sítio encontramos um catálogo alfabético dos artistas portugueses representados na coleção e podemos visualizar as respetivas obras.
Há que destacar também a
Colecção Berardo de Arte Moderna e Contemporânea . Trata-se de uma coleção de arte internacional, em que estão representados importantes artistas portugueses. Esta coleção pode ser pesquisada através do nome dos artistas representados, e sobre cada um é apresentada uma informação sucinta.
O
Centro de Arte Manuel de Brito, em Oeiras, é um dos mais representativos acervos da arte portuguesa do século XX.

Refira-se, ainda ao nível das coleções, o
Fundo de Pintura do Ministério das Finanças, constituído no final da década de 80. O site permite visualizar as obras adquiridas para esta coleção.

A última sugestão deste percurso prende-se com a arte produzida na década mais recente. É, esse, o âmbito do projeto
Anamnese, uma «Plataforma digital sobre arte contemporânea de/em Portugal entre 1993 e 2003». O sítio oferece duas secções: uma compilação de informação visual sobre artistas contemporâneos e uma seleção de textos de autores convidados para escrever sobre uma peça de um artista. As ligações para artistas e galerias é, finalmente, uma secção a explorar.

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rvaz@instituto-camoes.pt (Rui Vaz) Percursos temáticos Fri, 29 Feb 2008 17:58:52 +0000
O Futebol http://cvc.instituto-camoes.pt/percursos-tematicos/o-futebol-dp13.html http://cvc.instituto-camoes.pt/percursos-tematicos/o-futebol-dp13.html O Futebol


O futebol move multidões!...
Espetáculo colorido, cada equipa é simbolicamente representada por uma cor. Entre os vários desportos, o futebol é aquele que mais tem contribuído para projetar internacionalmente a imagem do país.

As atividades em torno do futebol podem começar pela procura de informação sobre os três clubes que durante anos se impuseram no futebol português. Para isso, pode visitar-se o sítio oficial da equipa que mais campeonatos tem ganho nos últimos anos. Simbolizado pela cor azul e pelo dragão, assim é o
Futebol Clube do Porto.

No sítio oficial do
Sporting Clube de Portugal, representado pela cor verde e pelo leão, bem como na página do Sport Lisboa e Benfica, que simbolicamente escolheu o vermelho e a águia, encontra informação sobre cada um dos clubes, respetivamente.

Em 2004 o Campeonato Europeu de Futebol (EURO 2004) realizou-se em Portugal. Foi uma importante contribuição do nosso país para o futebol europeu e mundial.

O sítio da
Federação Portuguesa de Futebol permite acompanhar os assuntos da atualidade desportiva. Por outro lado, podemos ficar a saber mais sobre algumas cidades onde têm lugar os jogos nacionais mais importantes seguindo as excursões virtuais do Centro Virtual Camões.

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rvaz@instituto-camoes.pt (Rui Vaz) Percursos temáticos Fri, 29 Feb 2008 17:58:20 +0000
A História de Portugal http://cvc.instituto-camoes.pt/percursos-tematicos/a-historia-de-portugal-dp14.html http://cvc.instituto-camoes.pt/percursos-tematicos/a-historia-de-portugal-dp14.html História de Portugal

O contacto com a cultura portuguesa passa também pela descoberta e pelo conhecimento de aspetos da história do país, uma das mais antigas nações da Europa.

Começamos por sugerir, neste percurso temático, uma visita à
Associação dos Professores de História, que oferece no seu sítio uma seleção de ligações úteis à pesquisa de informação (páginas de História, museus, monumentos, etc.). A Associação disponibiliza ainda uma síntese da História de Portugal, com imagens, por enquanto apenas em inglês.

A sugestão seguinte vai para o
Portal da História, um sítio pessoal que, centrado em períodos e temas da história nacional, disponibiliza secções de cronologia e curtas biografias. «Imagem da semana» e «Almanaque» são duas rubricas que merecem igualmente uma referência. Para conhecer melhor algumas figuras históricas, o sítio Vidas Lusófonas dispõe também de biografias, escritas em linguagem viva.

Para a abordagem da história contemporânea, o sítio da
Fundação Mário Soares oferece, entre outros recursos em linha, duas bases de consulta cruzada obrigatória: um banco de Imagens do Portugal Político do Século XX, suscetível de ser pesquisada segundo critérios temáticos ou cronológicos, e uma Cronologia do Século XX.

O contacto com a cultura portuguesa, sobretudo a níveis mais avançados, dificilmente passará ao lado de momentos particularmente marcantes na constituição da identidade portuguesa. É o caso dos Descobrimentos e do 25 de Abril.

No primeiro caso, recomendamos a base temática
Navegações Portuguesas, do Centro Virtual Camões. Da arte de navegar ao contributo das navegações para o desenvolvimento da ciência, passando por viajantes e navegadores, são várias as rubricas tratadas, acompanhadas de material iconográfico diverso.

No que diz respeito à Revolução dos Cravos, impõe-se, antes de mais, uma visita ao
Centro de Documentação 25 de Abril. Além da cronologia detalhada dos acontecimentos, atenção às biografias, às fotografias, aos «cartoons» e ao arquivo sonoro. O Centro Virtual Camões propõe, por seu turno, uma atividade de caça ao tesouro.

A terminar este percurso, a sugestão de dois questionários de escolha múltipla, a realizar em linha. As questões são de âmbito geral. Um desses questionários é proposto pelo
núcleo de ensino do Português da Academia de Créteil (França). O outro encontra-se no sítio do Centro Virtual Camões e intitula-se «Como vai a sua História de Portugal?».
Aceite o desafio e veja se a sua memória está em forma!


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rvaz@instituto-camoes.pt (Rui Vaz) Percursos temáticos Fri, 29 Feb 2008 17:57:48 +0000
O Natal na Internet http://cvc.instituto-camoes.pt/percursos-tematicos/o-natal-na-internet-dp1.html http://cvc.instituto-camoes.pt/percursos-tematicos/o-natal-na-internet-dp1.html Natal

O Natal é uma festividade com enorme tradição em Portugal. Em cada região há características próprias, mas a árvore de Natal, as prendas e os reencontros familiares marcam a quadra por todo o lado.

Para desenvolver atividades relacionadas com este tema, o Centro Virtual Camões possibilita dois trajetos pensados para o efeito.
O primeiro realiza-se pela poesia portuguesa, através da leitura de alguns
poemas de Natal. No segundo caso, trata-se de uma viagem até à Ásia, num belo conto de Maria Ondina Braga: Natal Chinês. Além do texto integral, o CVC oferece uma versão áudio do mesmo texto e propõe uma exploração didática mediante uma sequência de exercícios interativos.

Depois da literatura, é o tratamento do tema nas artes plásticas que se pode abordar, por seu turno, abrindo o catálogo em linha
«Seis Séculos de Pintura Portuguesa». Na pintura religiosa, a natividade foi um motivo privilegiado, e entre outros pintores que trataram este assunto encontra-se, por exemplo, Grão Vasco (veja-se: Natividade e Adoração dos Magos).

A pensar nas crianças, o
Clube Júnior incluiu na sua biblioteca de histórias alguns textos sobre o Natal. Escritos por crianças, são textos simples, que os adultos também vão apreciar. No entanto, é necessário proceder a um registo prévio para aceder ao clube. Vale a pena perder alguns minutos a fazê-lo, porque o sítio tem outros motivos de interesse. Encontramos também algumas histórias na página Natal todos os dias, página pessoal que contém ainda jogos e canções.

E quem é que não continua a gostar de histórias aos quadradinhos?
A Turma da Mónica, criada pelo artista brasileiro Maurício de Sousa, já está em linha com as suas aventuras. Algumas vêm mesmo a calhar para a época, com títulos bastante sugestivos, como Um Natal empacotado, Uma canção de Natal para a Mónica, O concurso de presépios de Natal.

A última sugestão deste percurso vai para a descoberta da cozinha de Natal, tão rica de norte a sul. O sítio
Receitas e menus organizou uma secção dedicada ao assunto. Aprender algumas receitas de Natal vai ser fácil, do bacalhau ao peru, dos filhós aos sonhos e ao bolo-rei.

Então... mãos à obra e Boas Festas!


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rvaz@instituto-camoes.pt (Rui Vaz) Percursos temáticos Fri, 29 Feb 2008 17:57:10 +0000
As Ilhas Atlânticas http://cvc.instituto-camoes.pt/percursos-tematicos/as-ilhas-atlanticas-dp15.html http://cvc.instituto-camoes.pt/percursos-tematicos/as-ilhas-atlanticas-dp15.html ilhas

Em pleno oceano Atlântico, entre a Europa e a América do Norte, encontram-se as ilhas atlânticas portuguesas, pertencentes aos arquipélagos dos Açores e da Madeira.

A Constituição da República reconheceu-lhes o estatuto de regiões autónomas. Para conhecer as insígnias próprias da Região Autónoma da Madeira visite o portal oficial do
Governo Regional da Madeira.

A página da
Direcção Regional do Turismo dos Açores oferece informações diversas sobre a história, a geografia e outros elementos importantes para a descrição de cada uma das nove ilhas que compõem este arquipélago: Corvo, Flores, Faial, Pico, S. Jorge, Graciosa, Terceira, São Miguel e Santa Maria.

Podemos procurar informações mais detalhadas em cada uma das ilhas. No caso da ilha de São Jorge, na página da
vila da Calheta encontram-se vários dados sobre gastronomia, história e turismo, com fotografias ilustrativas da beleza da ilha.

Relativamente ao afamado queijo de São Jorge, podemos obter elementos sobre a sua história, características e elaboração na página da
União das Cooperativas Agrícolas de Lacticínio de S. Jorge.

A
Base de Observação de Cetáceos dos Açores, criada 1991 sob o nome de Espaço Talassa, apresenta na sua página informação e imagem preciosas provenientes da investigação sobre as vinte e quatro espécies de mamíferos existentes nos Açores.

A
Universidade dos Açores apresenta na sua página a história da instituição e a forma como tem contribuído para o desenvolvimento cultural e científico da região.

Para obter informação detalhada sobre localização, clima, alojamento, locais de interesse, atividades e eventos nas ilhas da Madeira e de Porto Santo visite o
site oficial do Turismo da Madeira.

Pertencente ao arquipélago da Madeira, a Ilha de Porto Santo constitui também um indelével testemunho das maravilhas da natureza.


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rvaz@instituto-camoes.pt (Rui Vaz) Percursos temáticos Fri, 29 Feb 2008 17:56:33 +0000